Cultura popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Popular


Cultura Popular, é associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas, o próprio povo produz e participa ativamente, dependendo das crenças, costumes etradição de cada povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida.
O mais importante não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, isso faz com que a arteseja contemporânea ao seu tempo, é uma linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência.
O folclore é uma cultura em forma de anedotas ou de calão, as quais seespalham pela população de boca em boca, tal como sempre aconteceu entre eles alguns exemplos: carnaval, danças, festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato,cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
As influências indígenas e africanas deixaram marcas da música, da culinária,e também as lendas do curupira, o saci-pererê,o boitatá e a iara, entre outros. O catolicismo, em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnavale as festas juninas, no folclore brasileiro, são de origem a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.Cultura Erudita




A Cultura Erudita, surgiu apartir do seculo XVI, e trata-se de uma cultura produzida por uma minoria de intelectuais, superiores da classe média e da classe alta,está ligada à elite, esta exige estudo, pesquisa, para se obter o conhecimento, portanto não é viável a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez possui condições para investir nessesaspectos e em fim obter o conhecimento. A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação. A cultura...
tracking img