Cultura popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO CENÁRIO CULTURAL

APARECIDA Maria

Resumo

A cultura popular está associada ao povo, geralmente a parte excluída da sociedade. Por ser uma manifestação natural de quem a produz ela não está vinculada ao conhecimento científico, planejado, e sim ao aspecto vulgar ou espontâneo das emoções individuais e coletivas de uma comunidade. A manifestação popular é umaeclosão de sensações que partem da inspiração de acontecimentos locais e rotineiros. No entanto, essas manifestações têm enfrentado a homogeneização imposta pela cultura erudita e principalmente pela cultura de massa, que insiste em mecanizar a cultura brasileira, tornando-a sem vida, sem valor humano, oca de sensações, naturalidade e conhecimentos ímpares de determinado grupo social ou comunidade.Por isso, esta pesquisa busca entender quais são as formas de valorização das práticas culturais populares abordando os aspectos da economia, da globalização, da cultura de massa e da tecnologia por meio de estudos de análise bibliográfica.
Palavras-chave: Cultura Popular. Globalização. Tecnologia da Informação. Desenvolvimento local. Identidade e Patrimônio Cultura.
1. INTRODUÇÃO


Nestemundo liquido moderno onde tudo muda de forma o tempo todo, principalmente devido a importância excessiva que se dá aos meios tecnológicos e a indústria cultural, pouco se houve falar da cultura popular, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas é sabido que ela é elemento fundamental para a formação da identidade de um povo. E o Brasil é um país com uma enorme diversidade cultural, umestoque inesgotável de conhecimentos e sabedorias populares que se manifesta de mil formas, com materiais muito diversos, em objetos igualmente ou mesmo infinitamente variados: na culinária, no artesanato, nas festas, na dança, no falar, o que o torna tão especial aos olhos dos estrangeiros. Neste sentido, um dos objetivos desse artigo é mostrar que as influências das culturas de outros povos nacultura brasileira é que a faz tão ricamente diversa. Demonstraremos também que as manifestações populares são muito importantes na vida cultural de uma comunidade, e o porquê é importante sua valorização e incentivo pelo poder público e privado e também por meio, quem sabe, de uma nova e mais humanizada estratégia de educação; como a tecnologia da informação, a globalização e as culturas de massasinfluenciam positiva e negativamente a cultura popular; e, finalmente, de que maneira a cultura popular exerce influências nos aspectos sociais, econômicos e educativos das localidades contribuindo para o desenvolvimento local.

Falar de cultura popular não é tarefa fácil devido a sua heterogeneidade. A ciência social já demonstrou isso, pois ainda não encontrou um conceito que a definisseplenamente, nem mesmo consegue colocar um limite de onde termina a cultura popular e começa a cultura erudita, visto que elas se fundem em muitos aspectos. Não é o nosso objetivo falar sobre todas as diferentes concepções da cultura popular brasileira, por isso o tema será abordado apenas focalizando os objetivos acima propostos. O artigo é uma revisão de literatura e foi escrito em capítulos para melhorexplanação dos objetivos e compreensão pelos leitores.

Por vezes, o leitor terá a impressão de que as falas se repetem, mas isso se deve ao fato de que, para abordar certos aspectos do tema, foi preciso voltar a alguns conceitos de cultura e cultura popular.

2. TÍTULO

Para falarmos de cultura popular é necessário apontarmos um outro conceito de cultura. A palavra "cultura" é derivada dapalavra latina "cultura", que significa, o cultivo ou o cuidado de alguma coisa, tal como grãos ou animais. A partir do século XVI em diante, este sentido original transpôs a dimensão agrícola para o processo do desenvolvimento humano, associando o cultivo de grãos ao cultivo da mente. A palavra cultura já foi utilizada como sinônimo ou contraste para a palavra civilização, com o sentido...
tracking img