Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Faculdade do Trabalho Técnico em Gestão de Logística
Psicologia Organizacional

cultura organizacional

Uberlandia
2011

cultura organizacional

Trabalho apresentado ao Curso Tecnico de Gestão em Logistica da Faculdade do Trabalho, para a disciplina de Psicologia Organizacional.



Uberlândia

2011

Culturaorganizacional

Definições

Tylor (1980): Cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Em outras palavras, cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade.
Schein (1992): Um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupoaprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerada válida e, portanto, para ser ensinada aos novos membros como o meio correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Robbins (1996): Uma percepção comum compartilhada pelos membros da organização; um sistema de significadocompartilhado.

A definição mais usada é a de Schein que explica que cada organização tem vida prórpia, cada uma com suas formalidades, regras, comunicação, estilos gerenciais, tratamentos dos funcionários, benefícios, etc.
De maneira similar aos indivíduos elas possuem sua própria personalidade, que pode ser rígida, flexível, amigável e apoiadora, inovadora ou conservadora.Processos de criação de uma cultura ocorre de três maneiras:
1. Os fundadores só contratam e mantém funcionários que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles;
2. Os fundadores doutrinam e socializam esses funcionários de acordo com sua forma de pensar e sentir;
3. O comportamento dos fundadores age como um modelo, encorajando os funcionários a se identificarem com ele e, dessa forma,mostrar seus valores, convicções e premissas.
Níveis da Cultura Organizacional

A cultura organizacional contém três níveis fundamentais que manifestam em um grupo ou organizações:
1. Artefatos visiveis: layout da organização, comportamento e vestimenta dos funcionários, odor e “clima” do lugar, assim como crenças expressas em documentos, registros, produtos, etc. São palpáveis e maisdifíceis de se decifrar com precisão.
2. Valores Compartilhados: Esses valores são difíceis de se identificar pela observação direta. É preciso intrevistar os membros e realizar uma analise de conteúdos de documentos formais da organização. Estuda-se os valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura.
3. Pressupostos básicos: determinam como os membros de umgrupo percebem, pensam e sentem. A medida que certos valores compartilhados pelo grupo conduzem a determinados comportamentos e esses comportamentos se mostram adequados para solucionar problemas, o valor é gradualmente transformado em um pressuposto inconsciente de como as coisas realmente são. Este nível pode ser considerado o mais profundo de entendimento da cultura organizacional.Características

De acordo com pesquisadores, existem sete características básicas que, capturam a essência da cultura de uma organização:
• Inovação e capacidade de assumir riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
• Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
• Orientação paraas pessoas: O grau em que as decisões levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
• Orientação para os resultados: O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para o alcance deles.
• Orientação para equipe: O grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em termos de equipes...
tracking img