Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A cultura é considerada como um conjunto complexo de valores, crenças e pressupostos que definem os modos pelos quais as empresas conduzem seus negócios. Esse núcleo de crenças e pressupostos são manifestos por meio dos sistemas, símbolos, mitos e padrões de recompensas dentro da organização. Ao pensar em estratégia para modificar a cultura organizacional terá que desenvolverpensamentos e ações no nível das crenças básicas como no de suas manifestações.

Por volta dos anos 70, a mudança organizacional era predominantemente falar em projeto ou desenho organizacional; a idéia centrava-se no conceito de alteração de organogramas, na criação, modificação ou extinção de cargos e funções. Nos anos 80 muitos administradores perceberam que ainda era necessários mudaros valores comuns e as crenças dos grupos para que os resultados surgissem.
As organizações por estarem inseridas num contexto de mudanças constantes precisam se adaptar às novas realidades com as quais se defrontam. Muitas organizações não procedem com as atitudes necessárias para instaurarem o processo que modifica o seu status quo. O maior foco de resistência consiste na forma como estáproposta e os mecanismo empregados no gerenciamento da mudança.,

As organizações encontram sérios problemas em lidar com o mundo exterior por não reconhecerem que é parte dos seus respectivos ambientes.

No ritmo contemporâneo as empresas necessitam estar atentas às rápidas transformações; adequando-se e antecipando-se às mudanças ambientais e incorporando-as nas produçõesinternas. A consciência da relevância da gestão de elementos culturais será um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de uma organização.




TEMA
Cultura organizacional
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da cultura organizacional para a performance da empresa.
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema foi devido a um projeto desenvolvido dentro da empresa em que trabalhoatualmente, e que trouxe resultados visíveis para os colaboradores e para a organização. A empresa quando volta-se as pessoas que nela trabalham aumenta a motivação, melhora o clima e conseqüentemente aumenta, também, a produção, trazendo os resultados esperados.
PROBLEMA
Quais os benefícios que a cultura organizacional pode trazer para alavancar e manter a competitividade das empresas.HIPÓTESE
A cultura organizacional é essencial para a estrutura da organização, pois melhora os processos de trabalho, as estratégias, o alcance de metas, percepções e sentimentos dos colaboradores, melhora o clima organizacional e tudo isso é crucial para garantir sua existência no mercado.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que no Brasil a cultura organizacional é passível de ser focada deduas formas, sendo a primeira a abordagem secundária à ela oferecida por muitas organizações, ou em contra partida, da segunda maneira, onde por muitas vezes é utilizada erroneamente como meio de opressão, dominação e imposição de valores.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Alertar as organizações que a cultura organizacional é a base da estrutura, ainda mais com o alto grau de competitividade existente nomercado e o acesso a tecnologia facilitado. A chave para o sucesso de qualquer empresa está no fator humano, no seu ambiente cultural e no saber utilizar as pessoas para alcançar o objetivo esperado.

METODOLOGIA
Pesquisa qualitativa bibliográfica, onde se busca informação pertinente ao assunto em materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos, nãoempregando dados estatísticos como centro do processo de análise do problema, tendo como objetivo descrever situações complexas ou estritamente particulares.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
Em sua obra “Gestão da Cultura Corporativa”, Sílvio Luiz Johann enfoca como pode ser obtido um alto grau de devoção das pessoas às suas organizações, (importante ressaltar que as organizações são uma associação de...
tracking img