Itrf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
Transformação de Helmert generalizada no posicionamento dealta precisão: fundamentação teórica e exemplificações
L. F. Sapucci1 & J. F. G. Monico2

Received March 23, 2000 / Accepted June 26, 2001
A implantação de um referencial que descreve posições na superfície terrestre, ou próximo a essa, é dividida em duas fases: definição do sistema de referência (Reference System) e sua materialização (Reference Frame). As técnicas de posicionamento queempregam satélites artificiais, como o GPS (Global Positioning System) e o GLONASS (Global Navigation Satellite System), necessitam utilizar referenciais que materializam sistemas de referência bem definidos. Tais técnicas têm sido utilizadas com freqüência em atividades de geodinâmica, pois atendem a exigência quanto a alta precisão dos resultados, essencial nessas aplicações. Para essas técnicasestão disponíveis as realizações do WGS84 (World Geodetic System 1984), do PZ90 (Parametry Zemli 1990) e as várias do ITRS (IERS -International Earth Rotation Service- Terrestrial Reference System). Nestas atividades, freqüentemente, necessita-se comparar soluções materializadas em diferentes referenciais, as quais podem estar associados a diferentes épocas. Para tanto, deve-se empregar atransformação de Helmert generalizada, a qual é apropriada para aplicações tetradimensionais. Neste artigo apresentam-se as características relevantes de tal transformação, os parâmetros de transformação disponíveis e as possíveis versões que ela pode assumir, exemplificando-as com aplicações.
Palavras-chave: Transformação de Helmert Generalizada; Vetor Velocidade; Parâmetros de Transformação; Geodésia4D.
.
INTRODUÇÃO
Para a determinação de uma posição sobre a superfície terrestre necessita-se utilizar um sistema de coordenadas. Sua construção abrange as etapas de concepção, definição, realização e densificação. As duas primeiras são denominadas como sistema de referência (Reference System) e as duas restantes como rede de referência (Reference Frame) (Oliveira, 1998). O sistema dereferência, existente no espaço abstrato, é pertinente aos princípios conceituais que objetivam o sistema de coordenadas. A rede de referência, por sua vez, particulariza um conjunto de estações que possibilitam a descrição dos valores da posição e movimento de objetos relativos ao sistema de referência. Na literatura brasileira as duas primeiras etapas também são denominadas por referencial definido e asduas últimas por referencial materializado (Gemael, 1994). Essa última denominação é a que será utilizada nesse trabalho.
Para as aplicações do posicionamento geodésico que envolvem a utilização de satélites artificiais, tais como o GPS (Global Positioning System) e o GLONASS (Global Navigation Satellite System), há diversos referenciais materializados disponíveis. O referencial associado aosresultados finais obtidos por essas técnicas é forçosamente o mesmo empregado para referenciar as efemérides dos satélites utilizados no processamento dos dados. As efemérides preditas do GPS estão referenciadas ao WGS84 (World Geodetic System 1984) e no caso do GLONASS ao PZ90 (Parametry Zemli 1990). As efemérides precisas, produzidas pelo IGS (International GPS Service), tanto do GLONASS como doGPS, estão referenciadas ao ITRF (IERS -International Earth Rotation Service- Terrestrial Reference Frame). Por isso, para um mesmo ponto, pode-se obter valores distintos para suas coordenadas, dependendo do referencial adotado.
As aplicações do GPS e GLONASS em geodinâmica contribuem para os estudos das mudanças globais ocorridas no planeta. Elas possibilitam o entendimento de fenômenos...
tracking img