Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
FUNDAMENTOS
SOCIOLÓGICOS

NOME: MARLISSON DAS NEVES RIBEIRO
MATRÍCULA: 11310626
TURMA: CCM03S1

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre a Cultura organizacional que as empresas epessoas devem ter entre si para um melhor desempenho de suas atividades. A cultura organizacional, assim como a gestão das organizações, modifica-se com o tempo, já que também sofre influência doambiente externo e de mudanças na sociedade. Entretanto, a cultura de uma instituição também pode influenciar essa mesma sociedade.
Em sua formação existem os princípios básicos da administração, suafilosofia e valores que indicam a direção para guiar procedimentos, para ditar como as coisas devem acontecer. Outra forte influência na formação da cultura de uma empresa é seu capital humano, seu pessoal.Cada indivíduo tem uma forma de pensar, princípios e crenças diferentes. A junção dessas pessoas dentro de uma mesma organização leva a uma condensação de todos esses pensamentos diferentes, formandouma só cultura para todos se guiarem. A cultura dominante tem uma visão macro da organização e trata apenas dos valores centrais.

Desenvolvimento
A cultura organizacional é formada por seusvalores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes epremissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.
São regrasque servem de interpretação das demais normas jurídicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da lei. Os princípios procuram eliminar lacunas, oferecendo coerência e harmoniapara o ordenamento jurídico.
Nas atuais organizações, a relação homem versus trabalho vem sofrendo grandes mudanças. Do taylorismo à atualidade, o homem deixa de ser apenas um mero complemento da...
tracking img