Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema e Problema de Pesquisa
A competitividade das organizações depende, em grande parte, de sua
capacidade de se adequar às oscilações do ambiente no qual está inserida. Esta adequação pode serdefinida pelas estratégias de atuação e pela capacidade de absorver e implementar as informações e inovações surgidas no meio ambiente.
De acordo com Walton (1993), para ser efetiva, uma organizaçãodeve
ser administrada como um sistema aberto. Neste contexto, sua estratégia deve ser pró-ativa, atuando antecipadamente às respostas aos fatores ambientais, tais como iniciativas dos competidores,mudanças nas estruturas e inovações da indústria.
Bolwijn e Kumpe (1990) afirmam que as organizações, nesta necessidade
de adaptação, passaram por estágios delineados conforme a época. Os autorespesquisaram organizações multinacionais européias bem sucedidas, através da análise referente ao mercado, à tecnologia e à competição como forma de atingir resultados positivos. Esta análise cobre o períodode 1960 a 1990, e propõe um modelo onde, a cada década, a demanda do mercado seja uma variável independente e tenha como função a adoção de um critério de performance a ser adotado pela organizaçãoideal. Neste contexto, a década de 60 possui como demanda de mercado o preço, tendo como critério de performance a eficiência. A década de 70 é caracterizada pela qualidade como demanda de mercado esoma-se à eficiência esta atribuição para determinar o critério de performance. A década de 80 possui a demanda da flexibilidade, somando-se novamente às outras duas este
critério de performance.Finalmente, a década de 90 é marcada pela exigência da inovação, tanto na demanda de mercado quanto no critério de performance da organização.
Os autores afirmam, ainda, que não somente os critérios deperformance
são cumulativos ao longo das décadas mas, também, são pré-requisitos para que a organização avance para uma etapa posterior. Desta forma, é possível uma organização ser flexível sem ser...
tracking img