Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2-Cultura Organizacional
A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhadajuntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente a questão, em que autor sugere que arevitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas e, de certo modo, só se consegue isso mudando a cultura da organização.
Segundo Edgar Schein apud Maximiano (2005, p.451) cultura é:
Um conjunto de premissas que um grupo aprende a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem paraserem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.

De acordo com Caplow (ANO) apud Wood (2009) “os comportamentos apropriados a uma posição organizacional não são adquiridos de uma vez e completamente, quando a posição é assumida, mas não sãoaprendidos e reaprendidos durante o período de uma carreira” (p. 79). Para Wood (2009) o processo de socialização organizacional deve ser visto de maneira contínua, pois o individuo já possui isso antes mesmo de entrar na empresa, é necessário que ele já conheça o comportamento aceitável em organizações mais complexas.
Segundo Maximiano (2005), o elemento mais simples e explícito da cultura é a linguagem.Todos os grupos desenvolvem uma linguagem, assim como as sociedades criam os idiomas. O autor reafirma ainda que para se integrar em um grupo social, ou para relacionar-se com seus integrantes, é preciso entender e, às vezes, adotar seus padrões culturais.
Wood afirma que:
O indivíduo procurará exercer influência sobre a organização na expectativa de obter satisfação pessoal adicional, dandoorigem a um processo contrário ao de socialização, chamado individuação. Pessoas formadas de poder não formal nas organizações são, em geral. exemplos de processos de individuação bem sucedidos. A individuação desempenha papel importante na renovação da organização. As organizações vivem muitas vezes sob condições de instabilidade e precisam ser influenciadas por seus membros, num esforço deadaptação às novas circunstancias.
[...]
A forma de individuação, que em geral é mais benéfica para a organização, é o individualismo criativo, ou seja, a aceitação pelo individuo das normas básicas ou absolutamente essenciais para a organização, ou a rejeição de muito daquilo que é apenas relevante ou periférico. O individuo assim orientado consegue com freqüência exercer influencia sobre acoletividade organizacional, o que pode significar muito, pois o relacionamento indivíduo-organização é um relacionamento entre desiguais. Em inúmeros casos, a organização benficia-se de novas idéias. (WOOD 2009, p. 75-76)

Maximiano (2005) considera que o entendimento da cultura é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações.
SegundoRobbins (2007), cultura organizacional é a forma como o indivíduo percebe o ambiente da empresa. Porém não de forma afetiva, mas de forma descritiva, ou seja, a cultura organizacional não é uma avaliação, como a satisfação com o trabalho, e sim uma percepção comum mantida pelos membros da organização.
Robbins (2007) diz ainda que pode haver subculturas dentro de uma mesma empresa. A maioria das...
tracking img