Uso de fotos de acidentes como principal caminho para a conscientização: será que funciona?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uso de fotos de acidentes como principal caminho para a
Conscientização: Será que funciona?
Bley Juliana é mestre em Psicologia pela UFSC. Sócia e consultora da COMPORTAMENTO – Psicóloga doTrabalho.Autora do livro “Comportamento seguro: a psicologia da segurança no trabalho e a prevenção de doenças e acidentes”
O artigo apresentado fala da reação de algumas pessoas em relação, fotos evídeos de acidentes do trabalho. E de como isso afeta o psicológico de algumas pessoas, e se isso realmente funciona.
O texto relata sobre fotos, e vídeos de acidentes de trabalho mostrados em palestras.Se esse é o método correto de conscientização para os trabalhadores. O impacto que isso causa em algumas pessoas pode ser muito negativo, podem passar mal e podem acabar ficando traumatizadas com asimagens perturbadoras.
Uma pessoa tem que aprender primeiro antes de tudo, antes até de ver as fotos estarrecedoras de acidentes de trabalho, a manusear os equipamentos, identificar os perigos econtrolar os riscos das atividades presentes.Em uma tentativa de amenizar os acidentes no futuro.
As fotos quase sempre não ajudam em nada para o trabalhador, em uma empresa de grande porte existevarias profissões, e essas fotos na maioria dos casos não ajudam em nada, só vai fazer que o trabalhador fique traumatizado. Em alguns casos os trabalhadores podem ficar tão traumatizados que vão se sentirdesconfortáveis, ter pesadelos, representar medo em relação ao objeto, onde aconteceu o acidente.
Usar fotos de acidentes a maioria das vezes pode não funcionar além de gerar um grande impactonegativo. Gera o empobrecimento do trabalhador que sempre vai ver a mesma coisa, e vai acabar ficando com trauma da área que ele trabalha, ou não vai acabar sem ter efeito nenhum.
O desafio é aperfeiçoarnos estudos sobre o comportamento humano. Dar treinamentos corretos e conscientizar as pessoas sobre os acidentes. Criar novas táticas para os trabalhadores. Que eles possam conhecer a melhor forma...
tracking img