Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CulruNos últimos anos, a cultura organizacional em relação a recursos humanos vem passando por algumas mudanças importantes. O termo “recursos humanos” está sendo substituída pelo termo “gestão de pessoas”, valorizando os trabalhadores como pessoas e não como recursos. Hoje as instituições buscam resgatar o que é mais humano nas pessoas, ou seja, o conhecimento, a criatividade, a sensibilidade eo seu compromisso. As empresas precisam e dependem das pessoas para funcionar, por isto devemos considerar os trabalhadores não apenas do ponto de vista da produtividade, mas também pela qualidade de vida no trabalho, que envolve a satisfação pessoal e profissional
Hoje as instituições desejam atingir um referencial de qualidade, precisam de pessoas que sejam flexíveis no desempenho de suasatribuições e que superem a expectativa do seu desempenho. Por isto uma nova forma de gestão de pessoas está surgindo, onde o trabalhador tem possibilidade de desenvolver suas competências de crescer e serem reconhecidos pessoal e profissionalmente. Desta forma os gestores assumem um papel relevante, na medida em que devem ser capazes de perceber as necessidades e acompanhar o desenvolvimento dosfuncionários, quanto às suas competências técnicas e às habilidades pessoais e comportamentais.
O trabalho deve representar algo que vai além do valor da remuneração, tanto para os funcionários, quanto para a instituição que os contrata e para as pessoas que dela necessitam, ou seja, deve representar o envolvimento, o compromisso, a possibilidade de reconhecimento e valorização.
A avaliação dedesempenho é uma ferramenta essencial à gestão de pessoas, porque dela decorrem conseqüências importantes para a motivação e progressão na carreira dos funcionários. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho. Enfim é um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.
Asprincipais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários são:
1- A avaliação de desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários.
2- Feedback – Através dela pode-se comunicar aos funcionários como eles estão desempenhando seu trabalho,sugerindo quais as necessidades de mudanças no comportamento, nas atitudes, habilidades ou conhecimentos.
3- A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito e vice-versa. Ela é amplamente utilizada pelos gerentes com base para conduzir e aconselhar subordinados a respeito de seu desempenho.
4- A análise de sua atuação é uma chance para repensar ocomportamento, a imagem e descobrir como avançar na carreira.

O momento da análise de desempenho é uma oportunidade para reavaliar a imagem pessoal e descobrir os pontos que precisam ser melhorados. O modelo mais utilizado pelas empresas hoje é a avaliação 360º, onde o avaliado recebe diversos feedback, de pares, subordinados e do chefe. É uma ferramenta excelente, pois se trata de uma avaliaçãoaberta e clara.
Ao realizar uma avaliação envolvendo também colegas e subordinados da pessoa, se obtém uma visão completa dos resultados que estão sendo obtidos na empresa. Ficam também evidentes os pontos de melhoria e a criação de um plano de desenvolvimento para o funcionário é facilitada. Este formato de avaliação se encaixa bem com uma cultura organizacional aberta e participativa. Asvantagens são: possibilita verificar a performance do avaliado sob vários ângulos; possibilita resultados mais confiáveis sem influências pessoais; possibilita maior aceitação, pois os funcionários percebem um processo mais justo e confiável.
É importante saber como avaliar colegas e subordinados, porque avaliar uma pessoa é mais difícil que ser avaliado, pois demanda responsabilidade, reflexão e...
tracking img