Cultura indigena na educacao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA
PROJETO: Índios, primeiros habitantes do Brasil.

TEMA: A influência do índio em nosso meio

JUSTIFICATIVA

.Os índios influenciaram em nossa cultura com seus usos e costumes, e grande é a quantidade de palavras que nos legaram. Hoje, existem poucos e eles vivem quase como brancos. Poucas tribos conservam costumes e tradições indígenas, como morar em ocas,dormir em redes, pintar o corpo, enfeitar- se com colares. A escola precisa ter como grande finalidade construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural voltada para o estudo do indígena brasileiro. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populaçõesindígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras. Nada mais justo do que homenagear o índio refletindo sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
.










Revisão teórica:

(Através de estudos, queanalisou a vida e obra de Vygotsky 1896-1934 e os comentários feitos por outros autores como Sonia Kramer que já realizaram tal análise). Contudo, percebeu-se que sua teoria interacionista tem um grande valor na educação infantil. A teoria de Ygotsky1896-1934 coloca nas interações sociais o mecanismo pelo qual o individuo constrói o conhecimento partindo do principio de que o indivíduo seconstitui como tal no meio assumido por esse autor a esses indivíduos sistemas simbólicos de representação e por meios deles o universo de significados que permite construir uma ordenação uma interpretação dos dados do mundo real p. 253 a criança aprende por si, em um espaço propício ao teste de hipóteses em um processo contínuo de fazer e refazer, onde o indivíduo é o centro do seu próprio percurso.Chamando a atenção para importância do brinquedo e do ato de brincar, como forma de comunicação e materialização de ideias e descobertas que, valorizam, estimulam e facilitam a construção do conhecimento. A aprendizagem é um processo construído internamente, depende do nível de desenvolvimento do sujeito e é também um processo de reorganização cognitiva.

OBJETIVO GERAL
Refletir e valorizar apluralidade cultural que existe no Brasil, os índios, primeiros habitantes do Brasil e suas lutas pelas terras e seus direitos, ampliando o conhecimento sobre a realidade deste povo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada emdiferenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais sociais;
Utilizar as diferenças linguagens – verbal gráfica plástica e corporal – como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias.
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los,utilizando para isso o pensamento lógico, de analise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Conteúdos
Povos indígenas
Cultura indígena
Cultivo indígena
Alimentação indígena
Artesanato indígena












PLANO DE AULA – 16 DE ABRIL DE 2012
CEMEI: São Domingos Sávio
Turma: 4 anos
Número de alunos: 21
Sub-Tema: Povos indígenas
Área do conhecimento:linguagens, natureza e sociedade, artes visuais e matemática
Competência:
Desenvolver a capacidade de compreensão como o índio foi importante para a cultura e desenvolvimento do Brasil.
Habilidades:
Conceituais:
Compreender que os índios fazem parte da nossa história.
Compreender a contribuição dos indígenas pra nossa cultura.
Saber o porquê comemorar o dia do índio.
Procedimentais:...
tracking img