Contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 4
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 5
2.4 ANÁLISE DE MERCADO 5
2.5 DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DEMERCADO 6
2.6 ESTRUTURA DE MERCADO 8
2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Como é constituído e quem pode ser empresário. Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto jurídico do empresário, sobre a influênciada gestão ambiental nas empresas e como a matemática e a contabilidade podem contribuir a serviços da empresas.







DESENVOLVIMENTO




1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Função administrativa é uma das funções básicas do Estado (ou de seus delegados). É caracterizada em confronto com a função legislativa e a função jurisdiconal. A função administrativa éativa, pois em regra independe de provocação do cidadão para ser exercitada, diferentemente do que ocorre com a função jurisdicional. É, por outro lado, subordinada à lei, atividade infra-legal, que não inova a ordem jurídica, diversamente da função legislativa, naturalmente criativa e inovadora. A função administrativa é atividade infra-legal, ativa, hierarquizada, de realização do interesse público.É peculiar também quanto ao mecanismo de controle. Os atos administrativos podem ser controlados por razões de mérito e por razões de legalidade, o que alguns autores denominam como "dupla sindicabilidade jurídica". No dizer de Paulo Modesto, por exemplo, função administrativa é "a atividade subalterna e instrumental exercitada pelo Estado (ou por quem lhe faça as vezes), expressiva do poderpúblico, realizada sob a lei ou para dar aplicação estritamente vinculada a norma constitucional, como atividade emanadora de atos complementares dos atos de produção jurídica primários ou originários, sujeita a dupla sindicabilidade jurídica e dirigida à concretização das finalidades estabelecidas no sistema do direito positivo".
A função administrativa é estudada pelo direito administrativo, como umconceito de fronteira entre o direito administrativo e o direito constitucional.



2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Em contabilidade de acordo com a sua dimensão jurídica o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica,com o mesmo sentido,para as pessoas naturais.
O patrimônio como objetocientífico da contabilidade foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.
Em direito, ”bem” é um sinônimo de “patrimônio”. O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa o segundo seria o Balanço Patrimonial.
A palavra patrimônio contém dois vocábulos: ”pater” e “nomos”.”Pater” significa etimologicamente o chefe da família e em um sentido mais amplo, os nossos antepassados. Vincula-se, portanto, aos bens, ou heranças por eles deixados e que podem ser de ordem material ou imaterial. ”Nomo” significa, em grego, lei, usos e costumes relacionados à origem, tanto de uma família quanto de uma cidade. Portanto, patrimônio está ligado ao contato permanente com as origens quefundaram uma sociedade e à ética de uma determinada comunidade.
O arquiteto Francês Eugène Viollet-le-duc elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauração de patrimônio edificado, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros pensadores como o crítico de arte inglês John Ruskin e o arquiteto italiano Camillo Boito elaboraram teorias importantes no...
tracking img