Cultura do medo

Páginas: 3 (680 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
A obra de em analise, tem como introdução o pensamento de sociólogos clássicos e contemporâneos sobre analises do crime e da violência, sendo eles objetos já conhecidos pela sociedade clássica edesde já questionado e estudado sobre sua formação.O livro é um estudo sociológico que envolve a violência criminal, o medo, a cultura interligados ao período do retorno do regime democrático no Brasile a manipulação desse sentimento.

O objeto de estudo é a cidade metropolitana de São Paulo, por ser um centro hegemônico no processo de desenvolvimento econômico, logo tambémpopulacional, causando grandes quantidades de violência urbana devido à problemas sociais, mas se aplica ao Brasil como um todo.

Na obra é feita uma analise através de uma visão critica daviolência criminal e busca assim a compreensão e uma possível solução para o problema, fundamentada em dados estatísticos do crescimento dos tipos violência criminal no Brasil e na cidade de São Pauloentre as décadas de 40 e 90, fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública, Secretarias de Segurança Públicas Municipais e Estaduais e também as Secretarias de Saúde Publicas Municipais e EstaduaisO medo é considerado pela autora um veículo para compreender as relações sociais, e que ele como um ingrediente cultural, pode gerar mudanças nos valores sociais.

Devido a uma culturade medo, é exposto o problema de nosso comportamento cotidiano, muitas vezes exagerados, mas voltado para coibir uma possível violência, fazendo com que nos tornemos cada vez mais afastados daconvivência social. Esses hábitos resultaram até na mudança arquitetônica de nossas cidades, tornando nossas construções fechadas, cheias de muros e cercas, tudo devido ao medo de viver com insegurança eexpectativa de ocorrer alguma violência. O desenvolvimento da segurança privada, a segregação espacial e a discriminação e exclusão social, também estão relacionados a essa cultura do medo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura do medo
  • Cultura do medo
  • Cultura do medo
  • Direito penal
  • Neoliberalismo e a cultura do medo
  • Neoliberalismo e a cultura do medo
  • Telejornais e cultura do medo
  • Infância, cultura e educação contra a violência: o medo e a insegurança na escola.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!