Neoliberalismo e a cultura do medo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O referido simpósio foi totalmente embasado no atual estado político, econômico e social da nossa era, e as consequências dessas mudanças em nossa população. Toda essa mudança que ocorreu com opassar do tempo, além de trazer o progresso, trouxe consigo grandes problemas que temos enfrentado cotidianamente, fazendo com que os cidadãos passem a perder sua liberdade de ir e vir, decorrente de umsentimento de medo que envolveu todo o mundo.
Utilizando uma óptica relacionada ao Direito Económico, podemos constatar que o liberalismo veio, principalmente, com o intuito da mínima intervenção doestado em relação à economia do país, e que com o passar dos tempos o mundo sofreu com essa decisão, tendo que recorrer a uma nova organização econômica, o neoliberalismo. Mas essa nova política acaboupriorizando novamente o individual, beneficiando as pessoas mais abastadas, em todos os âmbitos possíveis. Nas palestras ministradas, foi bastante claro como é o tratamento dado ao indivíduoconsiderado pobre e de como o indivíduo que é considerado rico se sobressai a tudo isso.
Num âmbito civil, foi demonstrado como a lei é desigual ao indivíduo que possui propriedades, e como essa mesma lei éinterpretada ao indivíduo que não possui nada. É impressionante constatar casos de pessoas acuadas e aterrorizadas pelo simples fato de não terem nada, e serem subalternas e muitas vezes ameaçadas porlatifundiários ricos e poderosos. O “coronelismo“ do século XXI impera em muitas localidades em que a lei não consegue chegar, e se consegue, é mandada embora a tiros por essa política classicista ede poucos.
Uma das discussões mais estarrecedoras foi às consequências que o neoliberalismo e o medo provocam na sociedade em geral, fazendo com que as pessoas a margem dessa política burguesa, serevoltem e criem novos conceitos e polícias paralelas ao Estado. Um exemplo escancarado são as favelas que povoam o nosso território brasileiro, com suas regras e políticas diferenciadas do mundo...
tracking img