Cultura do mamoeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas e Respostas: Mamão
• Variedades e Características da Planta
• Exigências
• Propagação
• Plantio e Culturas Intercalares
• Irrigação e FeTrtirrigação
• Doenças
• Pragas
• Colheita e Pós-Colheita
• Formas de Processamento
• Comercialização

VARIEDADES E CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
1. Como são agrupadas as variedades de mamoeiro?
As variedades de mamoeiro são classificadasem dois grupos: Solo e Formosa. O grupo Solo, no qual se encontra a maioria das cultivares de mamoeiro utilizadas no mundo, apresentam frutos com peso médio de 350 a 600 g. O grupo Formosa é composto por mamoeiros híbridos que apresentam frutos com peso médio de 800 a 1100g.
2. Qual a produtividade média das principais cultivares utilizadas no Brasil?
As cultivares Sunrise Solo, Improved SunriseSolo Line 72/12 e o híbrido F1 Tainung N° 1 apresentam produção média nacional de 45 t/ha/ano, 40 t/ha/ano e 60 t/ha/ano, respectivamente.
3. Quais são as características das flores hermafroditas?
As flores hermafroditas são as mais importantes em termos comerciais, apresentando pedúnculo curto e menores, pétalas soldadas da base até a metade do seu comprimento.
4. O tipo de flor exerceinfluência no formato do fruto?
Sim. As flores hermafroditas elongatas resultam em frutos piriformes, enquanto as flores femininas resultam em frutos de maior tamanho e formato arredondado.
5. Por que ocorre a formação de frutos carpelóides?
Os frutos carpelóides resultam da transformação dos estames em carpelos, de forma que carpelos normais, conjuntamente com o ovário, ficam suprimidos ou emdiferentes graus de desenvolvimento, dando origem a frutos deformados, conhecidos popularmente por ‘cara-de-gato’. O aparecimento destes frutos está relacionado com fatores genéticos, os quais são afetados por condições do ambiente, como maiores altitudes, menores temperaturas mínimas, particularmente mudanças de temperatura que ocorrem durante os meses mais quentes, e excesso de nitrogênio e de umidadeno solo.
EXIGÊNCIAS EDAFOCLIMÁTICAS E NUTRICIONAIS, CALAGEM E ADUBAÇÃO

6. Qual a faixa de temperatura ideal para o cultivo do mamoeiro?
O mamoeiro é uma planta tipicamente tropical, vegetando bem em regiões de alta insolação, com temperaturas variando de 22°C a 26°C.
7. Quais são os solos mais adequados para o plantio de mamoeiro?
São os que apresentam textura média, ou seja, com 15% a35% de argila e mais de 15% de areia, com pH na faixa de 5,5 a 6,7.
8. Qual o micronutriente mais exigido pelo mamoeiro?
O boro (B) é o micronutriente mais exigido pelo mamoeiro, influindo na produção e qualidade dos frutos. A demanda mais acentuada pelo boro é no período de frutificação. A deficiência de boro em mamoeiro provoca um maior abortamento de flores em períodos de estiagem, comprejuízos para a produção. Em plantas deficientes, os frutos são mal formados, encaroçados e apresentam exsudação de látex pela casca.
9. O que é o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS)?
O DRIS (em inglês: Diagnosis and Recommendation Integrated System) é um sistema de avaliação do estado nutricional das culturas que se apóia basicamente em análises químicas de tecidos vegetais e nasrelações entre os diversos nutrientes. Tem como objetivo maior contribuir para recomendações de adubações mais adequadas à correção de desequilíbrios nutricionais, que podem comprometer a produção do ponto quantitativo e/ou qualitativo.
10. O que são micorrizas e como elas podem favorecer o crescimento e produção do mamoeiro?
As micorrizas são estruturas originadas da associação entre as raízes e fungosbenéficos, formando uma rede no solo, que aumenta a capacidade da planta em absorver nutrientes que tenham baixa mobilidade no solo, a exemplo do zinco, do cobre e principalmente o fósforo. Também pode ocorrer maior absorção de potássio, que é um nutriente bastante exigido pela cultura.
PROPAGAÇÃO E PRODUÇÃO DE MUDAS

11. Quem produz as sementes de cultivares do grupo Solo e do híbrido...
tracking img