Regtrt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

PRAGAS DO MAMOEIRO

GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA

Bom dia turma! Hoje nós vamos falar sobre as pragas que atacam o mamoeiro.

Mas primeiro nós falaremos um pouco sobre esta importante cultura, a do mamão. Meus amigos, o mamoeiro é uma planta herbácea, sendo que a suaaltura pode variar de 2 até 10 metros, podendo viver até os 20 anos.

Pessoal, o fruto é uma baga, nasce do caule ou do pendúculo longo no caso do mamão macho, o fruto é arredondado, cilíndrico ou periforme e a sua casca é amarelo ou alaranjado quando maduro. A sua polpa é de consistência suave e sucosa.

Entretanto, amigos, a cultura do mamoeiro é comumente atacada por um significativonúmero de insetos e de ácaros, sendo a maioria, em condições normais, de importância secundária. Portanto, no fim desta aula, vocês saberão as pragas do mamoeiro e seus danos, como amostrar e como controlar.

Pessoal, a primeira praga que nós vamos apresentar a vocês é o ácaro branco, também conhecido como ácaro tropical ou ácaro da queda do chapéu do mamoeiro. Esse ácaro apresenta bem distribuídono Mundo e possui várias plantas hospedeiras.

Macho carregando fêmea para copulação. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001

Pessoal, os ácaros brancos são tão pequeninos, e devido o seu tamanho não permiti que seja observados a olho nu. A fêmea tem em média 0,17 mm de comprimento por 0,11 mm de largura. Sua coloração varia de branco a amarelado, dependendo de sua idade, porém sempre brilhante. Seuquarto par de pernas é reduzido e apresenta, mais em baixo, uma cerda longa e outra curta, não usando este par de pernas para locomoção. Cada fêmea põe cerca de 25 a 30 ovos que são achatados, elípticos e com pontuações brancas.

Pessoal, o ácaro branco pode atacar os frutos do mamoeiro, deixando lesões na casca esbranquiçadas.

Amigos, o ácaro branco ataca também as folhas novas, alimentandode líquidos que saem das células das folhas e brotos terminais do mamoeiro provocando deformações, paraliza o crescimento das folhas reduzidas quase que somente às nervuras, e podendo causar a morte das plantas.

Ponteiro de planta mamão com queda total ponteiro, sintoma final Ácaro branco. Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Causam o sintoma conhecido como careca do mamoeiro ou queda do chapéu domamoeiro.

Mamoeiros com sintoma de ataque do ácaro branco

Amigos, o ácaro branco é a mais importante praga da cultura do mamoeiro. Ocorre principalmente durante os períodos mais quentes do ano.

Careca do mamoeiro Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Amigos, o mamoeiro é atacado também pelo ácaro rajado. O ácaro rajado ataca a parte inferior das folhas mais velhas, entre as nervuras maispróximas do pecíolo, forma colônias. Esse ácaro, apesar de pequeno, é visível a olho nu e forma teia, diferentemente do ácaro branco.

Amigos, nós podemos encontrar uma maior quantidade desses ácaros rajados no período em que chove menos e com temperaturas elevadas, pois período seco e quente favorece o seu aumento populacional.

Colônia de Ácaro Rajado (Tetranychus urticae).

As fêmeas doácaro rajado possui um tamanho maior e corpo mais volumoso, e tendo, de modo geral, uma mancha verde escura em cada lado do dorso. Os machos medem, aproximadamente, 0,25 mm de comprimento, apresentando a parte posterior do corpo mais afilada.

Amigos, esses ácaros rajados introduzem o aparelho bucal no tecido da planta e removem o conteúdo das células.

Ácaro rajado em folha de mamoeiro

Asfolhas de mamão infestadas por este ácaro inicialmente tornam-se amareladas, ficam descoloridas, na face oposta à colônia.

Fonte: Oliveira, C.A.L., 2001.

Pessoal, posteriormente, com a evolução do ferimento na folha, estas áreas ficam necrosadas, ocorrem perfurações nas folhas e as folhas ficam quebradiças. Sob infestações severas, ocasionam a desfolha precoce fazendo com que a planta...
tracking img