Cultura de tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura de tecidos
O que é cultura de tecidos?
Cultura de tecidos refere-se ao desenvolvimento de tecidos e/ou células separados de um organismo. Isto é facilitado tipicamente através do uso de ummeio de cultura líquido, semi-sólido ou sólido, tais como um caldo ou Agar.
Condições para que haja a cultura de tecidos:
meio estéril;
meio contendo água, sais, nutrientes e soro sanguíneo para asustentação e crescimento celular.
Inclui cultura de orgãos e cultura de células:
CULTURA DE ORGÃOS - consiste no crescimento de pequenos fragmentos de tecidos ou de um orgão completo embrionáriosob condições controladas.
CULTURA DE CÉLULAS - consiste no processo em que células procarióricas ou eucarióticas são desenvolvidas sob condições controladas.
Pode ser feita com tecidos animais evegetais: A expressão "cultura de tecidos" é empregada mais frequentemente em referência a cultura de tecidos e célulasde animais, enquanto que a expressão mais específica cultura de tecidos de plantas é utilizada para vegetais.

A cultura de tecidos começou: , em 1907, com um experimento designado para resolver umacontrovérsia em neurobiologia. A hipótese examinada era conhecida como doutrina do neurônio, que estabelece que cada fibra nervosa é o produto de uma única célula nervosa e não o produto da fusão demuitas células. Para testar esta controvérsia, pequenos pedaços da medula espinhal foram colocados sobre fluidos de tecido coagulado em uma câmara úmida e morna, e observados ao microscópio aintervalos regulares de tempo. Após um ou mais dias, células nervosas individuais puderam ser vistas alongando-se para dentro do coágulo. Assim a doutrina do neurônio foi confirmada, e as bases para arevolução da cultura de células foram assentadas.
Os experimentos originais, em 1907, envolveram a cultura de fragmentos pequenos de tecidos, ou explantes. Atualmente, culturas são mais comumente feitas a...
tracking img