Cultura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.0 CULTURA : DIFERENTES CONCEITOS

Ao abordar o tema cultura afro-brasileira, alguns fatores são postos em discussão, fazendo com que as pessoas reflitam sobre o caminho que os ritmos, sabores e crenças afro percorre até chegar a atualidade vivida por essa sociedade do século XXI. Para compreender a extensão da influência afro na vida dos brasileiros é necessário analisar e conceituar cultura,entender o que significa essa palavra que representa tanto para todas as nações, sejam elas de homens brancos, negros, mulatos, europeu, asiático, ricos ou pobres. De acordo com Laraia (2009), a diversidade de modos e comportamentos dos diferentes povos existentes no mundo , já preocupava os homens desde antiguidade. Essa diversidade cultural existentes nas várias regiões do planeta intrigavahomens como Heródoto o grande historiador grego, Marco Polo o viajante italiano, Montaigne e o Padre José de Anchieta. Cada um desses homens relata sua experiência de convivência com costumes diferentes dos seus e nos relatos é percebido um sentimento abismado, surpreso diante das diferenças.

Assim, cultura diz respeito à humanidade como um todo, no mesmo tempo a cada um dos povos, nações,sociedades e grupos humanos. Quando se considera as culturas particulares que existem ou existiram, logo se constata a sua grande variação. (SANTOS, 1994, p. 24)

De acordo com José Luiz dos Santos (1994), há duas concepções básicas para compreender cultura. A primeira refere-se aos aspectos da realidade social, ou seja cultura são as características de um povo ou nação, as formas de se organizarempara sua sobrevivência, seus aspectos materiais e também a maneira de ver o mundo. Já a segunda o autor mostra que cultura é o conhecimento, ideias, crenças e o modo como existem na sociedade. Contudo compreende que cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Não é apenas um conjunto de concepções e práticas, cultura são todos os aspectos da vida social, é um produtocoletivo da vida humana. Toda realidade cultural tem sua lógica dentro do grupo que a pratica, é preciso reconhecer essa lógica para que tenha sentido suas práticas, costumes, concepções e também as transformações que passam.

É importante considerar a diversidade cultural interna à nossa sociedade, isso é de fato essencial para compreendermos melhor o país em que vivemos. Mesmo porque essadiversidade não é só feita de ideias; ela está também relacionada com as maneiras de atuar na vida social, é um elemento que faz parte das relações sociais no país. (SANTOS, 1994, p.19).

Laraia 2009, apresenta em seu livro um estudo bastante rico sobre o conceito antropológico de cultura, com base nesses estudos ele apresenta que a origem da cultura se deu a partir do momento que o cérebro do homemmodificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de progredir, continuar a desenvolver-se. Já para Lévis-Strauss a cultura surge quando o homem elabora sua primeira regra, primeira norma. Agora de acordo com José Luiz dos Santos (1994), há duas concepções básicas para compreender cultura. A primeira refere-se aos aspectos da realidade social, ou seja cultura são as características de umpovo ou nação, as formas de se organizarem para sua sobrevivência, seus aspectos materiais e também a maneira de ver o mundo. Já a segunda o autor mostra que cultura é o conhecimento, ideias, crenças e o modo como existem na sociedade. Contudo compreende que cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Não é apenas um conjunto de concepções e práticas, cultura são todos osaspectos da vida social, é um produto coletivo da vida humana.

O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois o...
tracking img