Cultura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
EU TENHO UM SONHO - Discurso de Martin Luther King (28/08/1963)
RELAÇÕES AFRO BRASILEIRAS:
O RESGATE DA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL

RESUMO:
Neste artigo procuramos discutir a culturaAfro-Brasileira na Educação, pois o Brasil é um país de cultura diversificada em constante transformação. No contexto multicultural do país, a cultura africana tem influenciado a construção da realidade brasileira desde a chegada dos primeiros afro-descendentes. Porém, as culturas afro-brasileiras e africanas tem sido vítimas de preconceito e constante desvalorização. No contextoeducacional, uma busca de reversão desta realidade de exclusão foi assumida legalmente por meio da lei N° 10.39, de 09 de Janeiro de 2003, que alterou a lei n° 9394/1996 que estabelece as diretrizes e bases de educação nacional. A nova lei determina a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas em todo o currículo da educação básica. Essa lei é o resultado do esforço domovimento negro. O que preocupa é a distância entre a lei e a realidade. Cabe aos movimentos e à sociedade civil a cobrança para o seu cumprimento.

PALAVRAS CHAVE: LEI 10.639 – MISSIGENAÇÃO – AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

INTRODUÇÃO:
Este artigo trata-se da etapa fundamental dos estudos feitos sobre a educação afro brasileira com um breve retorno histórico à origem da escravidão negra até osdias atuais que dão vazão a uma inserção do negro dentro do contexto educacional e uma reflexão acerca da permanência do negro no sistema escolar. Esta primeira etapa do artigo pode se iniciar com a apresentação em que se dispõe a gênese do problema, ou seja, como tudo começou.
Em seguida explicita os motivos relevantes que levaram a abordagem do assunto, a lei que respalda e as atitudes a seremtomadas sobre tudo baseadas na relevância social e escolar, as contribuições significativas para o fortalecimento e crescimento do Brasil com a inclusão no currículo oficial da obrigatoriedade do Ensino Afro- Brasileiro., ficou expressa e clara que é de fundamental seriedade para os educandos, o resgate da cultura do povo negro nas áreas sociais, econômicas e políticas pertinentes á historia doBrasil, pois a discriminação racial nos diversos espaços ainda é uma realidade.
Algumas definições e a Legislação de valorização Africana

A desigualdade no Brasil leva a uma atitude leva a uma atitude conformista diante de uma verdade: A herança negativa ao longo do processo de escravidão, a que foram acometidos os antepassados, e debates para orientação pratica pedagógica numa perspectivaconstrutiva.
-------------------------------------------------
A discriminação racial nos diversos aspectos sociais e em particular no sistema escolar ainda é uma realidade. De acordo com os dados fornecidos por um estudo recente sobre as Desigualdades Raciais no Brasil, “no primeiro ciclo o ensino fundamental ( 7 a 10 anos), em 2006, 62% das crianças brancas são adequadas; e entre as criançasnegras, o índice é de 52,2%, uma diferença de dez pontos percentuais;para o segundo ciclo do ensino fundamental (crianças de 10 a 14 anos, os índices são de 49,8% para crianças brancas e ,1% entre crianças negras, tal percentual demonstra que em cada dez crianças nessa faixa etária, sete estão fora da escola ou na série inadequada.entre 15 e 17 anos, esse indicador é 7,4% entre os brancos e 19,% entreos negros, o que determina que oito em cada dez crianças negras nesta faixa etária estão fora da escola ou estão estudando na série errada.”* De acordo com a mesma pesquisa, no ensino superior “de toda população negra de 18 a 24 anos, apenas uma pessoa em cada 100 frequentava o terceiro grau, já entre os brancos, a taxa é de uma em cada cinco.
*Informações contidas no quarto capitulo do 1º...
tracking img