Cultura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho a Àfrica será a protagonizante , sua cultura ,diversidade , o nascimento da humanidade , os primeiros fósseis, o berço da humanidade .Foi e é até hoje explorada pela sua riqueza e beleza , explorada tanto economicamente como o braço e a força do seu povo que tanto sofreu no decorrer dos séculos pelo antagonismo de riqueza e miséria extrema ,o racismo universal ehoje a África escancarada na face aos desafios do século XXI.































































ÁFRICA

A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milénios. África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foineste continente que a espécie humana surgiu; os mais antigos fósseis de hominídeos encontrados na África (Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos (por exemplo, Axum, o Grande Zimbabwe).Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos em outros continentes, que buscavam as suas riquezas.





Como a natureza, os atuais 922 0110 00 habitantes da África evoluíram um ambiente cultural cheio de contrastes e que possui várias dimensões. As pessoas através do continente possuem diferenças marcantes sob qualquer comparação: falam um vasto número de diferenteslínguas, praticam diferentes religiões, vivem em uma variedade de tipos de habitações e se envolvem em um amplo leque de atividades econômicas.


Tribos e grupos étnicos

A África é o lar de inumeráveis tribos ou grupos étnicos, alguns dos quais representando populações muito grandes, consistindo de milhões de pessoas; outras são grupos menores, de poucos milhares. Alguns países possuem mais de70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.

Uma pequena amostra destes grupos étnicos inclui osAfar,Éwés,Amhara,Árabes,Ashantis,Bacongos,Bambaras,Bembas,Berberes,Bobos,Bubis,Bosquímanos,Chewas,Dogons,Fangs,Fons,Fulas,Hútus,Ibos,Iorubás,Kykuyus,MasaisMandingos,Pigmeus,Samburus,Senufos,Tuaregues,Tútsis,Wolofes e Zulus.



Arte

A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se oouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas ns rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação coma entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

Idiomas na cultura africana

Pela maioria das estimativas, a África contém mais de 1.000 idiomas, a maioria de origem africana e alguns de origem européia. Existem quatro principais família lingüísticas na África:
* Os idiomasafro-asiáticos são uma família de em torno de 240 línguas e 280 milhões de africanos.
* A família lingüística nilo-saariana consistem em mais de 100 idiomas falados por em torno de 30 milhões de pessoas principalmente no Chade, Etiópia, Quênia, Sudão, Uganda e Tanzânia.
* A família lingüística niger-congo cobre a maior parte da África subsaariana e é provavelmente a maior do mundo em termo...
tracking img