Cultura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que a cultura africana, influencia na cultura brasileira?

Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitascircunstâncias.
 Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana temos as seguintes palavras: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba,maxixe, zabumba, acarajé, carimbo, canjica, etc. Também se destacam nomes: Jurema, Iuri, Joaquim, Josefa, etc. Não podemos nos esquecer da importância que trouxeram na alimentação: paçoca, feijoada,quindim, tapioca, bolo de fubá, acarajé, vacapá, bobó, feijão mulatinho, dendê, inhame e aipim. O Brasil teve uma forte influência da religião africana, tais como a Cacumba, Iemanjá e o Candoblé.
Ocandoblé por exemplo, é uma religião fetichista(mas que sofreu influências do cristianismo), hoje comum no nosso país e que veio originalmente da África.
O racismo e o preconceito têm sua raiz no processode escravização dos povos africanos pelos europeus. Os escravos eram empregados em praticamente todas as atividades nos três séculos e meio que durou a escravidão em nosso país.
Esse povo sofreu, mastrouxe consigo características que não se perderam com o tempo e permanecem até hoje acumulada na diversidade brasileira.

Culinária da África:
Se quisermos encontrar algum fator comum naalimentação dos africanos, temos primeiro que dividir o continente em duas regiões:
* o norte da África, onde se tornou habitual o cultivo do trigo (incluindo partes do norte, nordeste e leste da Etiópiae o norte do Sudão) – esta culinária é desenvolvida na culinária mediterrânica – e
* a África subsaariana onde, em geral, não é o trigo, mas outros vegetais farináceos que constituem a base daalimentação – é desta região que o presente artigo se debruça.
Ao contrário do norte de África, onde a base da alimentação é uma espécie de pão, na África subsaariana tradicionalmente é uma massa...
tracking img