Cultivo de eucalipto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução do PPE
Este projeto possui o objetivo de demonstrar, como podemos desenvolver a propriedade, melhorar a renda familiar de forma sustentável através do cultivo do Eucalipto.
Tendo em vista que nos últimos anos a madeira do Eucalipto, tem crescido no mercado tanto nacional, como internacional, e ainda tem ocorrido escassez na oferta deste produto.
Por vários motivos, podemosobservar que a importância do eucalipto por ser uma espécie de uso múltiplo com possibilidade de atender os segmentos em relação a das florestas nativas, principalmente para papel e celulose e energia, onde historicamente deu contribuição especial.
O motivo da escolha deste projeto, foi para a melhoria de renda da família, em consideração ao desenvolvimento e o investimento de lucros advindos dapropriedade, e ainda contribuir com o meio ambiente de forma sustentável, e atender as necessidades de um sistema Silviopastoril onde poderá fornecer mais conforto para os animais em forma de pastagens.
1.1. Histórico da Propriedade
A propriedade, Sítio Oliveira, localizada na região da Fazenda Funil, no município de Silvânia, foi adquirida através de um programa do INCRA – MVTC (movimento dotrabalhador de volta ao campo), onde o Sr Manoel Batista de Oliveira lutou durante 4 anos em prol dessa terra. Após esse período, sua família se mudou para o Município de Vianópolis para apoia-lo, pois sua terra é mais próxima dessa cidade, onde sua esposa Zulene Nogueira Rosa de Oliveira, e filhos- Ana Cléia Nogueira de Oliveira, Romário Nogueira de Oliveira e Elielton Nogueira de Oliveira começarama se fazer presentes na propriedade ajudando-o nas plantações e atividades desenvolvidas.
As atividades desenvolvidas na propriedade são; plantações de milho (pipoca, e tradicional), feijão (Curutuba e carioca) quiabo, cana-de-açúcar, Arroz, mandioca e abobora. E no momento, também apenas criação de galinhas, dentre elas, a plantação de milho e mandioca são as que mais se destacam, pois são osmais produtivos.
O principal impedimento do crescimento das atividades no Sítio Oliveira é a falta de dinheiro e conhecimento sobre as técnicas a serem utilizadas corretamente nas atividades agropecuárias. A falta de informação e de incentivo é um fator limitante para o desenvolvimento da propriedade, e da região, pois sem informação, não sabem como realizar um bom manejo nas atividades exercidasna propriedade.
A maioria dos recursos da propriedade são aproveitados, pois são usados para a manutenção de máquinas para plantio e para compra de mais sementes para a produção.
Os fatores que interferem na produção são muita das vezes, pragas que aparecem nas plantações e também falta de recursos para a compra de insumos, pois nem sempre consegue controlar as pragas da maneira correta.
Afamília tem um envolvimento com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), ou seja, a família faz parte de uma associação de trabalhadores rurais. E os benefícios desse envolvimento é a doação de terras, pois hoje essa propriedade os pertence, pois, já tomaram posse dessa parcela. E não falta divulgação desse órgão, pois, ele já é bastante conhecido, e o seu papel é bem claro perantea sociedade. Outro fato importante e minha região é que a igreja onde família freqüenta (Ass. De Deus missão de Brasília) Costuma vir todas as quartas-feiras à noite, celebrar um culto evangélico em adoração a Deus, onde envolve todos os ocupantes das propriedades vizinhas na “Sede”, inclusive a família do Sr Manoel sempre está presente. E concerteza há como desenvolver a região respeitando estastradições, pois, todos são a favor, e se sentem bem ao participar dessas programações.

2. Revisão Literária
2.1. Histórico do Eucalipto
O Eucalipto em si, é Originário da Autrália, onde teve seu plantio Intensificado no Brasil em 1904, com o objetivo de suprir as necessidades de lenha, postes e dormentes das estradas de ferro na região Sudeste.
Segundo a Goiás Flora(2010) o Eucalipto tem...
tracking img