Revolution os

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE – LISTA DE EXERCÍCIOS – REVOLUTION OS

1) Cite as quatro liberdades básicas do software Livre.

• A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
• A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
• A liberdade deredistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
• A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
2) Descreva a GPL – General Public License.

A "General Public License" - GPL é baseada no direito autoralque respeita as 4 liberdades antes mencionadas. Usando a licença GPL um programador assegura que o código de seu programa permanecerá aberto, pois toda e qualquer modificação só poderá ser liberada se for feita pela mesma licença.

Mais tarde, se o programador original decidir fechar o código do programa, outro programador poderá continuar mantendo o programa livre, reiniciando o seudesenvolvimento, começando pela última versão que foi licenciada como GPL.

Essa licença permitiu que os programadores pudessem liberar seus trabalhos para o público, sem medo que seu código fosse apropriado por alguma empresa e, ao mesmo tempo, assegurando que ele ficaria livre para sempre.

Características dos programas com licença GPL
• Não há custos maquiados
• Não há restrições- realmente não há qualquer preço a ser pago.
• Não há propagandas - não é requerido que se veja propagandas para usar o programa.
• Não há programas espiões ( spyware ) - não tentará coletar informações pessoais ou sobre o modo como usa o seu computador.
• Não há comportamentos intrusivos - não tentará instalar ou criar atalhos para "softwares parceiros", nem colocará maisatalhos em seus Bookmarks ( Favoritos ) para links não-requisitados de sites comerciais.
• Pode-se usar quantas cópias desejar. Pode-se copiá-lo para diferentes computadores. Ou seja, na verdade, desde que não se redistribua cópias modificadas do programa, e/ou sem indicação de autoria, não há restrições sobre o que poderá fazer com o programa.

É importante lembrar que a grandeforça do software livre está no enorme potencial de cooperação para depuração coletiva, já que centenas de pessoas em todos os cantos do mundo podem testar, modificar e/ou sugerir. Esse potencial é capaz de neutralizar pressões mercadológicas, políticas e de marketing.
3) Cite as diferenças entre os movimentos de Software Livre e de Código Aberto.

Muitos defensores do software livreargumentam que a liberdade é valiosa não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e ética. É neste aspecto que o movimento de software livre (encabeçado pela FSF) se distingue do movimento de código aberto (encabeçado pela OSI), que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial.
Os defensores do código aberto argumentam a respeitodas virtudes pragmáticas do software livre ao invés das questões morais. A discordância básica dos movimentos está no discurso. Enquanto o foco do movimento encabeçado pela FSF chama a atenção para valores morais, éticos, direitos e liberdade, o movimento encabeçado pela OSI defende um discurso mais agradável às empresas. Com isso, o movimento de software livre condena o uso e desenvolvimento desoftware proprietário, enquanto o movimento de código aberto é conivente com o desenvolvimento de software proprietário.
As definições oficiais de software livre e de código aberto são as mesmas, porém escritas de formas distintas. A OSI define o código aberto usando a definição Debian de software livre, que é apenas um detalhamento das 4 liberdades da FSF. Desta forma todo software de código...
tracking img