Culinaria co

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Religião
As maiores estimativas para o número de budistas e xintoístas no Japão são de 84-96% da população, representando um grande número de crentes em um sincretismo dessas duas religiões. No entanto, essas estimativas baseiam-se em pessoas com uma associação com um templo, ao invés do número de pessoas que realmente seguem a religião. Há indicios que somentes 30% da população se indentifiquecom pertencente de alguma religião.
O taoísmo, o confucionismo e o budismo da China também têm influenciado as crenças e os costumes japoneses. A religião no Japão tende a ser sincrética por natureza e isso resulta em uma variedade de práticas, tais como pais e filhos celebrando rituais xintoístas, os estudantes rezando antes dos exames, casais celebrando um casamento em uma igreja cristã efunerais sendo realizados em templos budistas.

Budismo
O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. Os seguidores da religião dizem que ele não é um deus, somente um guia espiritual, assim podendo seguir outras religiões e não apenas o budismo.
Os ensinamentos do budismo têm comoestrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. Esta idéia é conhecida como carma.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada à dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância.Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes.Vestimentas
O kimono é a roupa tradicional do Japão. Os estilos do kimono mudaram significativamente de um período da história a outro, e hoje há muitos tipos diferentes, utilizados por homens, mulheres e crianças. O corte, a cor, o tecido e as decorações de um kimono podem variar de acordo com o sexo, a idade, o status social, a estação do ano e a ocasião para que é usado.
A obi é a faixa quefica amarrada em torno de um kimono. Pode ser amarrada de maneiras simples ou muito elaboradas. Podendo ser bastante largas, algumas levam até meia hora para ser amarradas.
O Kimono mais freqüentemente encontrado é uma veste longa de seda. Entretanto, muitos dos modelos são mais curtos, chamados de “haori”. O kimono pode ser usado aberto, como uma roupa para a noite, ou amarrado com uma obi. Éusado, tradicionalmente, sempre com o lado esquerdo sobre o direito. Somente na morte esta ordem se inverte. Todo kimono varia no comprimento e há modelos de seda para homens e mulheres, de rayon, sintéticos, de fibra, de linho e de lã.
Quando de algodão, o kimono pode usado como um “yukata” ou roupão de banho. Freqüentemente, o kimono ou o haori possui um símbolo chamado de “mon”, que é osímbolo da família do proprietário original.
O “Mon” tem uma história longa e complexa, mas sempre foi usado como forma de identificação. Em um kimono, pode haver três tipos de colocação do “mon”: apenas um no centro das costas, abaixo da nuca; um na gola e em cada lado do peito; e um em cada lado do peito e no centro, na parte traseira de cada manga. Essa última combinação do “mon” é a mais formal.O corte básico do kimono mais longo é o mesmo, seja para um homem, mulher ou criança, à exceção das mangas, que é uma característica que distingue o kimono de um homem e o de mulheres, e de idades diferentes. As mangas longas encontradas no “furisode” de uma mulher nova são consideradas mais curtas; retangulares são para mulheres casadas; o mesmo é aplicado às mangas mais curtas para uma mulher...
tracking img