Asim mesmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedor de sucesso no mercado de alimentação.Para ser um empreendedor de sucesso no mercado de alimentação, é preciso que o empresário tenha diversos atributos. Dedicação, iniciativa, capacidade de comunicação, capacidade de levantar dinheiro, visão de futuro, saber correr e gerenciar riscos e conhecer, acima de tudo, o mercado gastronômico.Segundo dados da ABRASEL, 67% dos restaurantesabertos no país fecham as portas em menos de 2 anos. Apesar do crescimento do setor ser de 7% ao ano, quase duas vezes maior do que o PIB nacional, os estabelecimento continuam a fechar. E qual seria razão disso acontecer? Com o dinamismo do mercado, as coisas não são mais feitas como antigamente e a atualização do conhecimento e dos modelos de gestão são, cada vez mais, primordiais para o sucesso dequalquer investimento.Em épocas passadas, de hiper inflação, os erros de administração eram mascarados pela constante elevação dos preços. Mas a dinâmica do mercado mudou e o amadorismo vai ficando para trás. Aqueles tempos, em que as pessoas falavam: "Aposentei-me e agora vou abrir um restaurante, afinal, minha esposa adora cozinhar e eu gosto de lidar com pessoas", está ficando paratrás. Infelizmente, isso ainda existe e muitos continuam gastando suas aposentadorias ou toda a economia de uma vida para abrir um restaurante e depois de pouco tempo, ficam sem o restaurante, sem seu dinheiro e, na maioria das vezes, com uma dívida enorme que levará muito tempo para ser paga.O mercado está cada vez mais versátil e exige mudanças e adaptações constantes. Com o fim do modelo amador de gestão, osprofissionais estão dominando o mercado e não prometem parar mais. Restaurante virou empresa séria, e quanto antes as pessoas entenderem isso, mais cedo deixarão de perder seu dinheiro.A preparação profissional, através de um BOM plano de negócios, com um BOM estudo financeiro, seguido de um excelente controle de gastos e vendas, um cardápio distinto, estudo de localização e especialmente, um bomestudo de posicionamento de mercado passaram a ser fundamentais para qualquer tipo de empreendimento gastronômico.Meta é preparar o setor de gastronomia para oferecer pratos com peixes do Pantanal e petiscos da comida típica cuiabana aos turistas antes, durante e após da competição mundial de 2014.Cuiabá – Rica em contrastes, patrimônio histórico e valores culturais, sede em 2014 da maiorcompetição de futebol mundial, Cuiabá tem na gastronomia um dos seus principais atrativos. Os turistas não saem da cidade sem antes experimentar as delícias exclusivas que representam a Maria Izabel, a Farofa de Banana da Terra, a Mojica de Pintado, a Paçoca de Pilão, o Francisquito, o Bolo de Arroz, o Bolo de Queijo, licores, doces caseiros e entre tantas outras iguarias.
Os pratos típicos da culináriacuiabana estão entre os traços mais marcantes de uma valiosa identidade regional marcada ainda por linguajar característico, instrumentos musicais artesanais como a viola-de-cocho, danças folclóricas seculares como o Siriri e o Cururu e uma peculiar vocação hospitaleira embalada pelo sorriso largo, coração aberto e gosto em bem receber os visitantes.
Conhecimento transmitido de geração emgeração, a gastronomia cuiabana será – pela primeira vez - ensinada a chefes de restaurantes, bares, hoteis e pessoas com foco em atuação profissional na capital mato-grossense. “A gente sente falta de aumentar a oferta de produtos da comida cuiabana. E os pequenos restaurantes, daqui até a competição mundial de 2014, têm que criar um diferencial no seu cardápio”, pontua a diretora do Sebrae em MatoGrosso, Leide Katayama.Culinária cuiabana.Sob influência dos diversos povos existentes em Cuiabá, sobretudo pelo indígena, a culinária da cidade deve tomar seu acento como uma das mais elaboradas da gastronomia brasileira. Ela jamais deixa a desejar quando o assunto é originalidade na preparação dos pratos. Isso porque, se utiliza das mais diversas iguarias nativas, como a mandioca, o pequi e a...
tracking img