Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1 INTRODUÇÃO A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e surgiu de acordo com a necessidade prática do seu patrimônio, pois seu proprietário, queria elaborar um documento que pudesse conhecer, controlar, saber quais resultados, obter as informações que mais lhe rendenssem e fixar os preços de suas mercadorias e/ou serviços. Então para isso criou a escrituração, pois esta atendiasuas necessidades. Depois de muitas experiências, chegou ao método das partidas dobradas, ou seja, para todo um crédito, existiria um débito simultaneamente, da mesma forma que a soma dos débitos seria igual a dos créditos, bem como as dos seus saldos credores e devedores. Dessa maneira, atendia as necessidades das pessoas para controlar seus patrimônios. Com crescimento acelerado de empresas, aContabilidade passou a interessar vários tipos de indivíduos, desde banqueiros até funcionários públicos, além da sociedade em geral, pois era um assunto de grande interesse social. Então, como a contabilidade foi criada em função das necessidades dos usuários, ela também teve sua própria evolução, igual aos homens. A Contabilidade Brasileira varia de outros países, pois cada um tem sua próprianação, sua cultura e seu desenvolvimento econômica. Então seu sistema é de acordo com sua necessidade. Este trabalho tem o propósito de falar um pouco sobre a história e evolução da contabilidade e o sistema de informação contábil, bem como apresentar a obrigatoriedade da escrituração nas micro e pequenas empresas, mostrando a sua real importância no mundo dos negócios.

2 CONTABILIDADE

2.1 Origemda Contabilidade Segundo Morgan¹, as observações do homem em relação à sua riqueza patrimonial, surgiu há mais de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, quando a civilização ainda era primitiva.

2

De acordo com a história, não há data precisa de quando surgiu a contabilidade. Só se sabe que foi há mais de 8.000 anos. Ela está ligada com as manifestações do homem, desde a história dacivilização. Quando o homem contava seus rebanhos, utilizava o número de instrumentos de caça e pesca, ele já estava praticando uma forma de contabilidade. Ele se manifestava com desenhos nas paredes das grutas (pintura) e também em pedaços de ossos (riscos e sulcos), utilizando instrumentos que já possuía. De acordo com a história, os desenhos de coisa ou animal, representava o bem conquistado e os riscosque quase sempre acompanhavam os desenhos eram as quantidades deste bem. Então partindo dessa união, desenho e riscos, formou a “conta primitiva”. Mas com o tempo, começaram a surgir mais riquezas, com mais variedades, e com isso foi ficando mais difícil de escrever, então o homem foi se aperfeiçoando e aprimorando o critério de registrar as “contas”, que eram, o registro das coisas e a quantidadedelas. Dessa forma, o homem saberia o que tinha e a quantidade de sua riqueza e de sua família. Então foi assim que nasceram os registros de uma escrituração contábil. O comércio, há mais de 6.000 anos, já era muito intenso. O controle religioso sobre o Estado era muito grande e poderoso, então veio a necessidade de se registrar uma grande quantidade de fatos, contribuindo também para odesenvolvimento da escrita contábil. Esses registros eram feitos em pequenas peças de argila e a cada fato inicial, resumiam-se em uma conta maior, que eram chamados de movimento diário ou de maior período, e também vinham junto com um acontecimento, que seriam os pagamentos de mãode-obra, pagamentos de impostos, colheitas, etc. Quanto era gasto para se produzir, também tinha sua escrituração e chamava-sede custos, e as previsões ou cálculos antecipados sobre a movimentação dessa riqueza, chamavase de orçamento. Dessa maneira, o que as pessoas chamavam de o “meu” e o “seu”, na época, deu origem ao “débito” – o que alguém tem que me pagar e o “credito”, o que receberia de alguém.

_____________
1. MORGAN, Jacques de. La humanidad prehistorica. Barcelona: Cervantes, 1947. p. 53 ss.

3...
tracking img