Cuidados paliativos: o olhar de uma graduanda em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUIDADOS PALIATIVOS: O OLHAR DE UMA GRADUANDA EM ENFERMAGEM



Norma Sueli Santana1, Aline Moura de Lemos2.



INTRODUÇÃO

Atualmente, a evolução da tecnologia em saúde possibilita um grande desenvolvimento dos hospitais, transformando-os em centros de cura. Todavia, nem sempre é possível a obtenção da cura, tornando-se comum nessas situações o uso indiscriminado de tecnologiapara prolongar a vida nas realidades hospitalares, mesmo em condições em que, a morte é um fator imutável, devido ao esgotamento de todas as possibilidades de cura(1). No entanto, na mesma sociedade tecnologicamente avançada, cresce paralelamente a consciência do respeito à dignidade do paciente e, com isso, surge uma nova atmosfera ao redor do morrer(2,3).

Os Cuidados Paliativos postularamuma nova forma de atendimento e acompanhamento do último período de vida dos pacientes com doença crônica degenerativa. Em 2002 a OMS redefiniu o conceito: “Cuidados Paliativos é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alivio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação etratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”(5,6).

OBJETIVOS

• Apresentar revisão de literatura sobre Cuidados Paliativos evidenciando o papel positivo da enfermagem na prática assistencial a pacientes fora de possibilidades terapêuticas.

• Refletir sobre a Teoria Humanística de Paterson e Zderad, evidenciando alguns dos seus pressupostos erelacionando-os a filosofia e prática da Enfermagem em Cuidados Paliativos.

METODOLOGIA
Trata-se de um estudo reflexivo com base em revisão bibliográfica. Para maior embasamento teórico, realizamos uma leitura compreensiva da Teoria Humanística de Enfermagem.
Para guiar esta revisão, elaborou-se a seguinte  questão: Qual a relação entre os pressupostos da Teoria Humanística e aprática de Enfermagem em Cuidados Paliativos?
Para a seleção dos artigos utilizou-se as bases de LILACS, BIREME e MEDLINE por meio dos seguintes descritores: “Cuidados Paliativos”, “Enfermagem em cuidados paliativos” e “Teoria humanística de Paterson e Zderad”.
Desta forma, buscou-se artigos que respondessem a questão da revisão com publicação entre 2000 e 2010, publicados em portuguêse/ou espanhol, com resumos e textos completos disponíveis online. Para inclusão no estudo realizou-se leitura exaustiva dos resumos para verificar a pertinência da pesquisa com a questão norteadora desta investigação. Foram selecionadas 18 referências, que embasam este estudo.


RESULTADOS
A enfermagem tem enraizado na profissão, desde o surgimento como ciência com Florence Nightingale, apreocupação com o cuidado holístico e humanizado, assistindo o paciente em sua totalidade bio-psico-social-espiritual.
A enfermagem humanística se guia por uma prática do enfermeiro em benefício do outro. O enfermeiro deve conhecer cada homem como existência singular, de forma individual, com sua história particular, com suas experiências, aceitando o modo como ele vive e o seu mundo, com osentido de lhe prestar ajuda. Demonstrando assim, total conexão com a filosofia do cuidado paliativo, mesmo antes de ser reconhecido como modalidade de saúde.
O cuidado é, para a enfermagem, o estetoscópio que os médicos trazem no pescoço; ele é o nosso instrumento fundamental; é nossa lupa; é a nossa droga reanimadora de primeira linha; é o nosso kit de reanimação... O cuidado é um colo,é tudo o que o paciente\ família precisa ter quando na iminência da morte. Cuidar na fase de paliação significa cuidar da ferida que precisa de óleo e não de cirurgia(10).


CONCLUSÃO
Mesmo existindo a compatibilidade de idéias, a Enfermagem ainda enfrenta algumas dificuldades quando se fala em cuidado paliativo. Assistir de forma holística é tarefa bem mais complexa e que muitos se...
tracking img