Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADERNETA DE POUPANÇA

Mas o que é realmente ??

Teve seu inicio em 12 de janeiro de 1861 através do Decreto n° 2.723 assinado por Dom Pedro ll e determinava que a Caixa tinha por finalidade de receber a juro as pequenas economias das classes com menos poderes aquisitivos e de assegurar sob a garantia do Governo Imperial a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte quando essereclamar.
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência. O valor máximo, por conglomerado financeiro, é de R$ 70.000,00 por depositante ouaplicador, independentemente do valor total e da distribuição em diferentes formas de depósito e aplicação.
Nada mais é que uma aplicação de renda fixa com rendimentos de 6,17% ao ano (que é os 0,5% ao mês acumulados no período de um ano mais a Taxa Refencial – TR) e passou para 70% da Taxa Básica de Juros (Taxa Selic), mas somente quando a Selic for igual ou menor que 8,5% ao ano.
Vamos entendercomo acontece esse cálculo do rendimento:
SELIC de 8,5% a.a. então conforme as novas regras a caderneta utiliza somente 70% será utilizado 5,95 que é os 70% da taxa SELIC e que se dividirmos por 12 meses teremos um resultado de 0,49 + a TR que está 0,02% ficando então a poupança com uma taxa mensal de 0,51%.
Costuma oferecer menor rendimento que outras aplicações de renda fixa. Os rendimentosincide sobre os saldos que permanecerem aplicados por um mês.
Apesar de oferecer o menor rendimento ainda é a aplicação mais procurada pelos pequenos investidores, pela segurança oferecida e costuma ter um menor limite mínimo de depósito.
Como o rendimento costuma ser igual para todos os bancos alguns oferecem alguns atrativos, como facilidade na tomada de crédito com juros mais baixos e tambémprêmios para quem tiver um bom saldo médio mensal.
Nessa linha de aplicação não incide IR.
Na sua criação a caderneta era calculada trimestralmente, de agosto de 1983 a fevereiro de 1986 a poupança era mensal; de março de 1986 a novembro de 1986, a poupança volta a ser trimestral; de dezembro de 1986 a janeiro de 1991, ela volta a ser mensal e apartir de fevereiro de 1991, a poupança passa ater um índice diário, sempre com crédito na data de aniversario da conta.

MODALIDADES:

Tradicional: Deposito remunerado, sem data de vencimento, com rendimentos pós-fixados para pessoas físicas e jurídicas imunes e sem fins lucrativos, ou trimestral (TR+1,5% ao trimestre) para pessoas jurídicas com fins lucrativos.Ela pode ser feita a abertura em qualquer dia do mês sendo que as forem abertasnos dias 29, 30 e 31 começam a contar rendimentos a partir do dia primeiro do mês seguinte.

Programada: nessa modalidade o depositante assume, através de contrato, o compromisso de depositar quantias fixas e determinadas por prazos que variam entre 12, 18 e 24 meses conforme o contrato. As taxas de remuneração são progressivas 6,14% no primeiro e no segundo semestre, 6,4% no terceiro e noquarto semestre, 6,8% no quinto e sexto semestre e 7,2% a partir do sétimo semestre. Os rendimentos são creditados trimestralmente e há uma carência inicial de seis meses para o saque. Possui ainda um seguro de vida que garante a efetivação dos depósitos restantes no caso de morte do titular.

De rendimentos crescentes: nessa modalidade a poupança recebe um único deposito. Os rendimentos sãotrimestralmente e as taxas são crescentes: 6,14% do primeiro ao terceiro trimestre; 7,0% do quarto ao oitavo trimestre; 8,0% do nono ao décimo e 9,0% a.a. do décimo primeiro em diante. Não é permitido saques parcelados. Os depósitos efetuados deverão ser múltiplos de R$10,00 e o rendimento é retroativo a cada mudança de taxa.

Variada: o BACEN fixou o prazo mínimo para esse tipo de poupança em 36...
tracking img