Cuidados de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMOBILIZAÇÃO
É importante que seja efetuado a imobilização de todas as lesões, assim que haja suspeitas de fraturas ou trauma associado à história da vítima.
Porém não devemos perder tempo imobilizando uma fratura quando a vida da vítima está em risco.

TÉCNICA DE IMOBILIZAÇÃO
1) Remover as roupas, anéis e pulseiras, que podem comprometer a vascularizaçãoda extremidade. Cortar com instrumento apropriado os anéis em extremidades edemaciadas.
2) Cobrir lesões abertas com bandagens estéreis.
3) Colocar extremidades em posição anatômica e alinhadas.
4) Não reduzir fraturas ou luxações no extra-hospitalar.
5) Antes e depois da imobilização verificar: pulsos distais, enchimento capilar, sensibilidade e motibilidade.
6) No caso de umaluxação ou fratura de articulação, imobilizar a extremidade na posição em que foi encontrada, exceto se houver evidência de comprometimento vascular e o transporte for longo.
7) A imobilização deve interessar a articulação distal e proximal a lesão.
8) Elevar extremidade após imobilização, se for possível.

APLICAÇÃO DO COLAR CERVICAL
O uso do colar cervical tem como objetivomanter a região cervical alinhada numa posição neutra, quando há suspeita de lesão vértebro-medular.
Caracteristica: Existe colar cervical de diversos tamanho, cujo velcros tem uma cor especifica.
TAMANHO COR DO VELCRO
Neo Rosa
Pediátrico Azul Claro
PPLilás
Pequeno Azul Royal
Médio Laranja
Grande Verde
GG Branco

TÉCNICA
O primeirosocorrista se posiciona atrás da vítima, inicia-se a estabilização da coluna cervical apoiando os polegares na região occipital da vítima.
A mandíbula é fixada com o restante das mãos, alinhe a cabeça da vitima até o alinhamento total anteroposterior e lateral.
O segundo socorrista posiciona o colar cervical por baixo da mandíbula da vitima, apoiar a extremidade inferior do colar no esterno/manúbrioesternal.
O primeiro socorrista retira os dedos indicadores e médios e vai deslizando as mãos para a região posterior enquanto o colar vai sendo posicionado.
Envolver totalmente o pescoço e pressionar levemente as porções laterais do colar e garantir o ajuste adequado.
Posicionar a tira do velcro para fixar o colar.
EM VITÍMA DEITADA
O primeiro socorrista posiciona-seatrás da cabeça da vitima, apoiando os polegares na mandíbula e os outros dedos ao longo do crânio apartir do occipital.
O segundo socorrista posiciona primeiro a parte posterior do colar por trás do pescoço, traz a parte anterior do colar para frente do pescoço e posiciona-o na linha média lateral e fecha o velcro.

TÉCNICA DE COLOCAÇÃO DE COLETE DE IMOBILIZAÇÃO (KED)
O Ked deve ser usado paraimobilizar a coluna em qualquer paciente onde haja suspeita de lesão de coluna, quando devido a posição ou a localização do paciente não é possível colocar seguramente em uma prancha (maca) rígida antes de imobilizá-lo.
Imobilize a cabeça com as mãos e a mantenha nessa posição.
Coloque o colar cervical após escolha cuidadosa do tamanho correto (um socorrista continua sustentando a cabeça com asmãos).
Coloque o Ked por trás da vitima ajuste a altura do Ked pela altura da vitima (um socorrista continua sustentando a cabeça da vitima com as mãos, mas agora pelo Ked já em torno da cabeça da vitima).
Não force a cabeça a encostar-se ao Ked, apenas sustente-a.
Afivele a cinta central. (mesmo em pessoas de diferentes formatos de tórax e abdômen, o Ked ficará mais uniforme envolvendo o...
tracking img