CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistematização da *Assistência de Enfermagem – Que tal: Cuidado de enfermagem às profissionais do sexo

Pacheco (2002) afirma que o ato de cuidaré compreender a prestação atenciosa e continuada deforma holística a uma pessoa enferma, realçando desta maneira o direito à dignidade da pessoa cuidada. Embora a essência da enfermagem se baseie apenas no cuidar por excelência para a efetivação docuidar no dia-a-dia também é fundamental que a equipe de enfermagem assuma completamente o espírito de equipe e a concordância de comportamentos, repudiando quaisquer metas individuais, visando apenaso mesmo objetivo comum e final: a prestação de cuidados holísticos com qualidade, minimizando tanto quanto possível a crescente problemática da desumanização de cuidados.
Por tudo isto, torna-se degrande importância que o enfermeiro repense cuidadosamente no verdadeiro significado da essência da enfermagem, aperfeiçoando os pontos menos positivos encontrados nos seus atos profissionais efortalecendo os mais altos (FIGUEREDO, 2005).
Para a prestação de cuidados de qualidade é imprescindível que o enfermeiro promova um ambiente de empatia com o cliente, recorrendo à comunicação verbal e nãoverbal para estabelecer uma relação de ajuda eficaz, nunca descurando o toque quando necessário (waldow, 1998).
Este profissional também deverá criar e contribuir para um ambiente de trabalhoagradável e responsável entre os outros elementos da equipa multidisciplinar. Existirá emoção mais nobre e sublime do que nós enfermeiros sentirmos que estamos a colaborar nas mais ricas de todas asatividades humanas (WALDOW e MEYER, 1995)
Referencia:
FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida (Org.). Ensinado a Cuidar em Saúde Pública. São Paulo: Yendis, 2005. p.143-250.
WALDOW, Vera Regina. Cuidar/ cuidado:o domínio unificador da enfermagem. In: WALDOW, Vera Regina; Lopes, Marta Julia Marques; MEYER, Dagmar Estermann. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: enfermagem entre a escola e prática...
tracking img