Mcca

Páginas: 2 (263 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
Blocos econômicos finalidade:
Os blocos econômicos têm a finalidade de integrar os participantes de acordo com suas políticas específicas, por exemplo: 

O MERCOSUL (MercadoComum do Sul) tem a finalidade de integração entre os países membros, entretanto não há uma zona de livre comércio e sim uma baixa tarifação entre os países membros (ou isençãopara certos produtos), diferente da: 

União Européia um bloco mais avançado possui uma maior integração entre os países membros, há uma livre zona de comércio e uma moedaúnica (euro) entre os países participantes.
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade defacilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

Em tese, ocomércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou quepossuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de forade um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. 
MCAA - O Mercado Comum Centro-Americano éconstituído por instituições ligadas à finança, comércio, indústria, administração pública, educação, saúde,transportes e comunicações. Representantes destas instituições são, entre outros, o Banco Centro-Americano de Integração Económica, o Instituto Centro-Americano de Investigação e Tecnologia Industrial,o Instituto Centro-Americano de Administração Pública e a Comissão Técnica de Telecomunicações da América Central.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mcca
  • MCCA Mercado comum Centro Americano
  • MCCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!