Cuidados de enfermagem ao paciente com disfunções do sistema músculoesquelético

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidados de Enfermagem ao paciente com Disfunções do Sistema Músculoesquelético

A saúde e o funcionamento adequado do sistema Músculoesquelético são interdependentes com os de outros sistemas orgânicos.

DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS

Tipos de Disfunções Musculoesqueléticas:

CONTUSÃO: é o tipo de lesão nos tecidos causada por impacto, chute ou queda. É caracterizada por pequenos vasossanguíneos que se rompem, produzindo assim o hematoma (SMELTZER e BARE, 2005).
DISTENSÃO: ou estiramento é uma “tração muscular”, ou seja, lacerações musculares microscópicas e incompletas induzida pelo uso, alongamento ou estresse excessivo, com sangramento no tecido.
ENTORSE: é uma lesão nos ligamentos que estão em volta das articulações que é provocada por um movimento de torção ou traçãoviolenta, isto faz com que a estabilização seja perdida. Os vasos sanguíneos se rompem causando o edema, a articulação fica sensível e a pessoa sente dor ao movimentar-se.

O tratamento destes tipos de lesões consiste em:
• Repouso: que ajuda a impedir lesões adicionais e promove a cura;
• Elevação da parte lesionada: para controlar o edema;
• Aplicação de frio: por 20 a 30 min, nasprimeiras 24 a 48 hrs, produz vasoconstrição, diminui o sangramento, o edema e o desconforto;
• Atadura compressiva: a compressão elástica ajuda a controlar o sangramento, reduz o edema e fornece suporte para os tecidos lesionados (SMELTZER e BARE, 2005).


LUXAÇÃO ARTICULAR: ocorre quando as superfícies articulares dos ossos formadores das articulações estão em desalinho, ou seja, fora docontato anatômico. Estas luxações podem ser congênitas, ou presentes no nascimento (mais freqüentes no quadril); espontâneas ou patológicas, causadas por algum tipo de doença nas articulações; ou traumáticas resultantes de uma lesão de rompimento da articulação frente a um impacto (SMELTZER e BARE, 2005).
Sinais e sintomas de uma luxação são evidenciados por dor, alteração no contorno daarticulação, comprimento do membro e no eixo dos ossos luxados, e perda da mobilidade normal.
No tratamento deste tipo de lesão a articulação é imobilizada por talas, ataduras, aparelhos gessados ou tração e mantida em posição estável. Analgesia e outros fármacos são utilizados para facilitar a redução fechada. O tratamento que cabe ao enfermeiro dirige-se mais para o conforto, avaliação do estadoneurovascular do paciente e proteção da articulação durante a recuperação.

FRATURAS: Fratura é a ruptura da continuidade do osso, ocorre se o osso for submetido a um estresse maior que conseguiria suportar. Pode haver lesão de outros órgãos e de músculos, nervos, tendões, articulações e vasos sanguíneos, ocasionados por (SMELTZER e BARE, 2005):

➢ Impacto direto,
➢ Força de esmagamento,➢ Movimento súbito de torção,
➢ Contração muscular.
Numa fratura podemos ter as seguintes manifestações clínicas: dor, perda da função, deformidade, encurtamento, movimento falso e crepitação, edema e equimose, parestesia, hipersensibilidade.
O diagnóstico de uma fratura depende dos sinais físicos e sintomas do paciente e de um exame radiográfico. (SMELTZER e BARE, 2005).

Tipos deFraturas Segundo Smeltzer e Bare (2005) os tipos específicos de fraturas são os seguintes:

✓ Completa: quando ocorre uma quebra em todo o perímetro do osso.
✓ Incompleta: onde apenas parte do perímetro ósseo é lesionado.
✓ Avulsão: é um arrancamento para fora de um fragmento do osso por um ligamento ou tendão e sua inserção.
✓ Cominutiva: o osso foi quebrado em vários pedaços.✓ Composta: em que a lesão também envolve pele ou mucosas.
✓ Compressiva: onde o osso foi comprimido (comum em vértebras).
✓ Deprimida: os fragmentos são direcionados para dentro (comum em ossos do crânio e faciais).
✓ Espiralada: em torção ao redor da diáfise do osso.
✓ Galho-verde: um lado do osso está quebrado e o outro está inclinado.
✓ Impactada: em que um...
tracking img