Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
TRAÇÃO MUSCULOESQUELÉTICA

Prof.ª SHIRLEY
RAFAELAFABRI DOS SANTOS
Ato de tracionar uma estrutura ósteo-muscular através de um dispositivo mecânico especial, na intenção de aliviar a compressão sobre raízes nervosas ou promover alinhamento adequado de ossos fraturados. O sistema musculoesquelético inclui os ossos, articulações, músculos, tendões,ligamentos e bolsas do corpo.Geralmente problemas com esse sistema não implicam em risco de vida, mas acarretam algumas mudanças sobre a vida do paciente.O formato e a construção de um osso específico são determinados por sua função e pelas forças exercidas sobre ele. São constituídos de tecido ósseo esponjoso (trabecular) ou cortical (compacto).Há vários fatores importantes que regulam o equilíbrio entre a formação e a reabsorçãoóssea, entre eles: Estresse localizado (sustentação do peso): Age para estimular a formação eremodelação óssea. Sem esse estresse o osso perde cálcio e fica fragilizado, sendo mais propensa a fratura; como no caso de repousos prolongados no leito. Vitamina D (calcitriol) biologicamente ativa funciona para aumentar a quantidade de cálcio no sangue ao promover a absorção do cálcio notratograstrointestinal. Sua deficiência pode resultar no déficit de mineralizaçãoóssea, deformidades e fraturas. Hormônio paratireóideo e a calcitonina são os principais reguladores hormonais da hemostasia do cálcio. Suprimento sangüíneo para o osso também afeta a formação óssea. Adiminuição deste diminui consecutivamente a osteogênese e a densidade óssea. E quando há a privação de sangue do osso ocorre anecrose óssea.

Tipos de Disfunções Musculoesqueléticas
Contusão é o tipo de lesão nos tecidos causada por impacto, chute ou queda. É caracterizada por pequenos vasos sanguíneos que se rompem, produzindo assim o hematoma.
Distensão ou estiramento é uma “tração muscular”, ou seja, lacerações musculares microscópicas e incompletas induzida pelo uso, alongamento ou stress excessivo, com sangramentono tecido.

Entorse é uma lesão nos ligamentos que estão em volta das articulações que é provocada por um movimento de torção ou tração violenta, isto faz com que aestabilização seja perdida. Os vasos sanguíneos se rompem causando o edema, articulação fica sensível e a pessoa sente dor ao movimentar-se.

O tratamento destes tipos de lesões consiste em: Repouso: que ajuda a impedir lesõesadicionais e promove a cura; Elevação da parte lesionada: para controlar o edema; Aplicação de frio: por 20 a 30 min, nas primeiras 24 a 48 hrs, produz vaso constrição, diminui o sangramento, o edema e o desconforto.Atadura compressiva: a compressão elástica ajuda a controlar o sangramento, reduz o edema e fornece suporte para os tecidos lesionados .
Fraturas: Fratura é a ruptura da continuidade doosso, ocorre se o osso for submetido a um estresse maior que conseguiria suportar. Pode haver lesão de outros órgãos e de músculos, nervos, tendões, articulações e vasos sanguíneos, ocasionados por:
.Impacto direto
.Força de esmagamento
.Movimento súbito de torção
.Contração muscular

Cuidados de enfermagem:
Risco para déficit do volume de líquido relacionado à hemorragia e ao choque: Atentarpara aspecto e quantidade das drenagens, monitorar Sinais vitais com freqüência observando se há hipotensão, pele úmida e fria,agitação, palidez.
Troca de Gases Prejudicada relacionada à imobilidade e aos êmbolos pulmonares ou gordurosos potenciais: Avaliar alterações no estado mental (agitação, confusão, irritabilidade e desorientação) pode ser sinal de hipóxia confirmando com gasometriaarterial, incentivar exercícios respiratórios. Risco para disfunção neurovascular periférica: Avaliar o membro afetado para coloração e temperatura, ouvir as queixas do paciente para pressão na perna, avaliar sensações de dormência no membro, observar enchimento capilar. Risco para lesão relacionado ao tromboembolismo: Avaliar circulação periférica, pulsos (comparando com outro membro), calor e edema,...
tracking img