Etica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES




ANDRÉIA FERREIRA FERNANDES


CLEDIANE DE SOUZA CERQUEIRA


LUIZA MARTINS CIOLA


LUZIA CARIAS DA SILVA


PATRICIA DAROLT RIBEIRO












1 ÉTICA E POLÍTICA
























ARIQUEMES
2012

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES



Andréia Ferreira Fernandes
Clediane deSouza Cerqueira
Luiza Martins Ciola
Luzia Carias da Silva
Patrícia Darolt Ribeiro








1 ÉTICA E POLÍTICA








Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Orientador (a):Profª. Msc. Juliana Hat








Ariquemes
2012
INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta como objetivo central os estágios da política e como foi estruturada e manchada ao logo dos tempos. A informação mostrada aqui vem de décadas de uma política suja e desleal com aqueles que deveriam estar protegendo: o Povo.
Este trabalho estaorganizado em várias etapas como: a Doutrina, Ética, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea, Impeachment e a Corrupção.
Evidencia ainda a necessidade de leis mais rígidas e severas quando se trata do dinheiro público, pois, demonstra que a política corrompe as pessoas transformando-os em indivíduos que buscam status e poder sem dar importância em se tornarem políticosde destaque por conduzirem suas carreiras pelos caminhos da justiça e da verdade.




















1 ÉTICA E POLÍTICA

1.1 DOUTRINA

A relação entre ética e política é um dos temas mais antigos e permanentes que atravessou séculos procurando lidar com o dilema das ações políticas. Apesar de ser um assunto recorrente, persiste sendo polêmico e atual.
Apolítica e a moral pertencem a domínios diferentes da humana. O sujeito da política é a coletividade. Na esfera da ação política o que importa é a certeza, os efeitos e a fecundidade dos resultados.
A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, de onde surge a fonte de seu comportamento. Assim, a ética brota de dentro do ser humano, diferenciando-o dos outros seres; elaexige antes a determinação da sua realidade para estabelecer a forma do comportamento. Portanto, esta ciência ocupa-se de um objeto próprio: o setor da realidade humana que chamamos moral.
Para OLIVEIRA (on-line 2012):
Ética é a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, senão objeto dela. Como ciência, a ética procura extrair dos fatos morais princípios gerais a elesaplicáveis. Enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar a racionalidade e objetividade mais completas e ao mesmo tempo [...].


O que designaria a ética seria não apenas uma moral, mas uma doutrina situada além da moral.


[pic]




1.2 ÉTICA

Ao estudar Ciência Política, deparo-me com o tormentoso tema das relações entre a referida disciplina e a Ética. Paracompreendê-lo melhor, devo preliminarmente colocar uma indagação. O que é Ética?
Para PEREIRA (on-line 2012) a ética “É a ciência da Moral e tem por objeto os juízos de valor, no que se referem à distinção do bem e do mal nas ações humanas.”
Contudo, alguns juristas de renome discordam desse ponto de vista. Concedem à Ética um sentido mais amplo do que o conferido à Moral.Comparato (apud PEREIRA, on-line 2012) sustenta que a Ética “Abrange o conjunto dos sistemas de dever-ser que formam, hoje, os campos distintos e, na maioria das vezes, largamente contraditórios – da Religião, da Moral e do Direito, que antes não podiam ser diferenciados.”
Os pontos de vista abordados merecem respeito. No entanto, tem evidente correspondência entre Ética e Moral. Por...
tracking img