Cso john b. thompson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre John B. Thompson

Material para estudo de todos:
O segundo capítulo estuda a mídia e sua inter-relação com o desenvolvimento das sociedades modernas. Foram analisadas as transformaçõesinstitucionais ocorridas já no final da Idade Média e início da modernidade por obra e graça da passagem do feudalismo para o capitalismo e pelo surgimento do Estado moderno centralizador com o monopóliodo uso legítimo da força. O estudos sobre as transformações ocorridas no domínio cultural e por ele provocadas são menos explícitos e úteis ou se restringiram ao aspecto da mentalidade. Devemosorientarmos na direção dos meios de produção e circulação das formas simbólicas no mundo social, os quais se desenvolveram em ritmo acelerado desde a invenção da imprensa até o satélite. Os modelos decomunicação e interação transformaram-se de maneira profunda e irreversível com repercussão nas mudanças das dimensões institucionais das sociedades modernas, nas redes de comunicação e na sua conexãocom o poder econômico e político. Estuda também as maiores transformações nas indústrias da mídia.

Livro claro, didático, de fácil leitura.

Tópicos soltos e bem resumidos:

1. mudançaseconômicas que fizeram com que o feudalismo europeu fosse se transformando gradualmente num sistema capitalista (a partir do séc. XVII) de produção e de intercâmbio,
2. desenvolvimento de sociedadesmodernas, num processo de mudança política pelas quais as numerosas unidades políticas da Europa Medieval foram sendo reduzidas em número e reagrupadas num sistema de estados-nações, cada um reclamandosoberania sobre um território claramente delimitado e possuindo um sistema de administração e de tributação.
3. Concentração do poder militar nas mãos de estados-nações que reivindicaram para si omonopólio do uso legítimo da força e da violência em um determinado território.
4. Essas transformações não dizem respeito ao processo cultural. Segundo o autor, não aparece que o desenvolvimento das...
tracking img