Csma/cd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CSMA/CD

INTRODUÇÃO

O CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) é um sistema que administra o trafego de pacotes e garante o funcionamento das redes Ethernet.O sistema CSMA/CD minimiza o problema de colisões de pacotes na rede, através de medidas relativamente simples.

Como funciona

O CSMA/CD funciona de uma maneira simples. O protocolofica monitorando constantemente o meio de transmissão, e quando ele quer mandar um arquivo ele escuta o meio, se outra estação estiver mandando um arquivo ele espera até o meio estar ociosoentão ele envia o frame (arquivo), então espera para ver se o envio foi concluído corretamente, se sim a operação é finalizada.
Porem no envio do frame ocorre um atraso até chegar à outraestação, e pode ocorrer da outra estação escutar o meio e concluir que o meio está livre e então enviar o seu frame, com isso ocorre uma colisão de dados, então o CSMA/CD que está sempreescutando o meio, mesmo na transmissão do frame detecta uma colisão e então para de enviar por um determinado tempo até que ninguém esteja enviando um frame, isso ocorre com todas as maquinasque estão ligadas no meio de transmissão e umas esperam mais que as outras até que seus arquivos sejam enviados.

É um exemplo de como CSMA/CD Atua na rede

Conclusão

O protocoloCSMA/CD atua na camada de enlace de dados, e serve para aperfeiçoar as redes, evitando colisões e abortando os envios de dados quando já foram detectadas colisões na rede. Ao contrario doprotocolo CSMA que não especifica o que fazer após uma colisão.

Bibliografia:
Livro; Behrouz A. Forouzan / Comunicação de dados e redes de computadores

Sites;http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_metodo_de_acesso_csma_cd.php
http://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/documentos/mac.html
http://informatica.hsw.uol.com.br/ethernet7.htm
http://www.hardware.com.br/termos/csma-cd
tracking img