Cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Armamentos da Cidade de Jerusalém, a “Terra Santa”
e Curiosidades sobre as Cruzadas.

A cidade tem uma história que data do IV milênio a.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo. Jerusalém é a cidade santa dos judeus, cristãos e muçulmanos, e o centro espiritual desde o século X a.C contém um número de significativos lugares antigos cristãos, e é considerada a terceira cidadesanta no Islão. Apesar de possuir uma área de apenas 0,9 quilômetros quadrados (0,35 milhas quadradas), a cidade antiga hospeda os principais pontos religiosos, entre eles a Esplanada das Mesquitas, o Muro das lamentações, o Santo Sepulcro, a Cúpula e a Mesquita de Al-Aqsa. A cidade antigamente murada, um patrimônio mundial, tem sido tradicionalmente dividida em quatro quarteirões, ainda que os nomes usados hoje(os bairros armênio, cristão, judeu e o muçulmano) foram introduzidos por volta do século XIX. A Cidade Velha foi indicada para inclusão na lista do patrimônio mundial em perigo pela Jordânia em 1982. No curso da história, Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, e capturada e recapturada 44 vezes.
Hoje, o estatuto de Jerusalém continua um dos maiores problemasno Conflito israelo-palestino. A capital declarada (mas não reconhecida pela comunidade internacional) do país e sede do governo é Jerusalém, que é também a residência do presidente da nação, repartições do governo, suprema corte e o Knesset (parlamento). A Lei Básica estabelece que "Jerusalém, completa e unida, é a capital de Israel" apesar de a Autoridade ver Jerusalém Oriental como futura capitalda Palestina e as Nações Unidas e a maioria dos países não aceitarem a Lei Básica, argumentando que o estatuto final deve esperar futuras negociações entre Israel e a Autoridade Palestina. A maioria dos países mantém sua embaixada em Tel Aviv, principal centro financeiro do país. Após a Resolução 478 do Conselho de Segurança da ONU, oficializou-se a retirada das embaixadas estrangeiras deJerusalém.
CURIOSIDADES – AS CRUZADAS

As Cruzadas foram expedições militares que ocorreram entre os séculos XI e XIII, inicialmente planejadas para expulsar os muçulmanos dos locais santos da Palestina e impor novamente o domínio cristão, mas tornando-se mais tarde um pretexto para pilhagens e saques.

Primeira Cruzada (1095 – 1099) → Foi convocada pelo papa Urbano II (1042 – 1099) quando a luta pelopoder entre os Turcos Seljúcidas e os Bizantinos impediu todas as peregrinações para a Palestina. Os cruzados, aos quais foi prometido perdão pelos seus pecados, invadiram Jerusalém em 1099, massacrando os seus habitantes e fundando um domínio cristão governado por Godofredo de Bulhões
 Segunda Cruzada (1147 – 1149) → Após um período em que os cristãos e os muçulmanos coexistiram pacificamente naTerra Santa, a cidade de Edessa foi reconquistada pelos muçulmanos, o que levou alguns, em especial Bernardo de Claraval, a incitar à realização de uma Segunda Cruzada. Esta Cruzada não foi bem sucedida, não se tendo obtido vitórias decisivas na Terra Santa. É de assinalar, no entanto, a ajuda crucial dada a D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa aos mouros (1147).
Terceira Cruzada (1189 –1192) → A reconquista de Jerusalém por Saladino, Sultão do Egito, em 1187 instigou a realização de uma Terceira Cruzada, na qual foi apenas reconquistada a cidade de Acre por Ricardo I, Coração de Leão.
Quarta Cruzada (1202 – 1204) → Foi iniciada pelo papa Inocêncio III (1161 – 1216), com a intenção de invadir a Terra Santa a partir do Egito. Esta Cruzada nem sequer alcançou a Terra Santa, já quea armada, seduzida pelas promessas venezianas de riqueza, se desviou primeiro para a costa da Dalmácia (atual Croácia) e depois para a cidade cristã de Constantinopla (atual Istambul), que foi saqueada e pilhada em 1204 por razões meramente políticas. 
Quinta Cruzada (1217 – 1221) → A Igreja lançou mais uma Cruzada para reconquistar a Terra Santa, que acabou com um rotundo fracasso no...
tracking img