Cruz vermelha - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRUZ VERMELHA


O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários mundialmente. Seu objetivoé proteger a vida e a saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas. O movimento écomposto de três partes distintas:
- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma instituição humanitária fundado em 1863 em Genebra, Suíça, por Jean Henri Dunant.
- A Federação Internacionaldas Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FIRC) foi fundado em 1919, e atualmente coordena as atividades entre as 186 sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dentro domovimento.
- Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho existem em quase todos os países do mundo. Atualmente, 186 Sociedades Nacionais são reconhecidas pelo CICV, e admitidos como membros dafederação. Cada entidade trabalha em seu país de origem de acordo com os princípios da lei internacional humanitária e do estatutos do Movimento internacional. Em muitos países, tais sociedades estãoligados com o sistema nacional de saúde dos respectivos países, através do fornecimento de serviços médicos de emergência.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha É o órgão fundador do movimento, tendosido fundado graças ao trabalho de Henry Dunant, em colaboração com outros cidadãos de Genebra, em 1863. O Comitê também foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz no seu centenário, em 1963. O principalfundador do Comitê, Dunant, foi premiado com o primeiro Prêmio Nobel, em 1901.
A missão oficial do CICV é atuar como uma organização imparcial, neutra e independente, e proteger a vida e a dignidadedas vítimas de conflitos armados internos e externos. Os principais papéis do Comitê, que derivam das Convenções de Genebra e de seus próprios estatutos, são os seguintes: Para monitorar o...
tracking img