Trabalho de filosofia sobre os principais filósofos (1º ano ensino médio)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia


John Locke
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.
Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina eCiências Naturais na Universidade de Oxford. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica. 

Locke faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra). Nunca se casou ou teve filhos.
Informações aprendidas: Lider do Empirismo.

Thomas Hobbes
foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).Thomas Hobbes nasceu em 5 de abril de 1588, em Malmesbury (Wiltshire).
Hobbes foi o primeiro teórico a adiantar o modelo racionalista – e não o método da autoridade, no interior do estudo do pensamento político. E ele sustentava a idéia de necessidade de um poder absoluto que mantenham os homens em sociedade e impedisse que eles se destruissem mutuamente.
O Leviatã é considerado uma das obrasprimas do pensamento político inglês e define o pensamento político moderno, desde o século XVII até os princípios do século XX.
Thomas Hobbes faleceu em 1679, com noventa e um anos. E, só dez anos depois de sua morte, as idéias liberais que tanto combatia triunfaram.
Informações aprendidas: A política em uma visão filosófica

George Berkeley:
George Berkeley nasceu a 12 de março de 1685 nocondado de Kilkenny, Irlanda, e morreu em Oxford em 1753. Com 15 anos, ingressou no Trinity College da Universidade de Dublin, onde permaneceu depois de formado, na qualidade de professor, até 1713. Em 1709 recebeu ordens sacerdotais. Em 1734 foi nomeado bispo anglicano da diocese de Cloyne, na Irlanda.

Praticamente toda a doutrina de Berkeley está esboçada no seu Livro do lugar comum, espécie dediário escrito entre 1705 e 1708. Mas ele deixou várias outras obras, como Um ensaio para uma nova teoria da visão; Tratado sobre os princípios do conhecimento humano; Alciphron, ou o filósofo das minúcias; e Siris.
Berkeley defendia que todo o nosso conhecimento do mundo exterior resume-se áquilo que captamos pelos sentidos, o que é uma tese empirista. Mas afirma também que a existência dascoisas nada mais é do que a percepção que temos dessa existência .
Como homem religioso defendeu a imaterialidade do mundo além disso defendeu a existência de uma mente cósmica, representada por Deus.
Ideologia: Empirismo (radical).
Informações aprendidas: A filosofia e com a ideia de Deus.

David Hume:
De família escocesa, David Hume nasceu em 7 de maio de 1711, em Edimburgo, e morreu namesma cidade em 25 de agosto de 1776. Em 1734 viajou para a França, depois de uma experiência sem sucesso no comércio, atividade a que se dedicou com a intenção de recuperar-se de um intenso esgotamento intelectual.
Retornando à Grã-Bretanha, ocupou cargos públicos, incluindo o de secretário de Estado (1768). Antes, entre 1763 e 1765, serviu na França como secretário da embaixada inglesa. Aofalecer, revelou extraordinária tranqüilidade diante da morte.

A posição doutrinária assumida por Hume pode ser explicada pelo subtítulo do "Tratado": "Ensaio para introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais". Diz ele, na introdução, que, assim como a ciência do homem é o único fundamento sólido para as outras ciências, assim o único fundamento sólido que podemos dar àciência do homem repousa necessariamente sobre a experiência e sobre a observação.
Informações aprendidas: Era ateu e escreveu a primeira obra cientifica sobre a sociologia da religião.

Montesquieu
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo....
tracking img