Resumo do artigo a cruz vermelha

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
PINHEIRO, Zairo; SILVA, Silvio Simione da; CORREIA, Castelo Branco (orgs). Desemprego Urbano e sua Face Rural. Curitiba: Editora CRV, 2012, p. 09-20; 45-55; 71-89.
O livro apresenta uma síntese doprocesso migratório na América Latina, analisando os motores da mobilidade de mão-de-obra e as consequências que esta mobilidade pode proporcionar. O contexto do livro descreve os principais motivosda migração dos povos da América Latina, do rural-urbano e do urbano-rural, e apresenta também algumas consequências desse processo que levou a escassez populacional de uma determinada área (rural) e asuperlotação de outra (urbana).
Na parte inicial do livro, o autor apresenta alguns dos principais motores que desencadeou essa mobilidade, que, destaca-se entre outros, a necessidade de braçospara trabalhar nas recém-criadas empresas agrícolas, que substituiu aos poucos o modo de vida da população nativa, as mudanças sócio-políticas que afetaram as estruturas das sociedades organizadas, etambém a necessidade de repor os braços (mão-de-obra) em virtude da dizimação de trabalhadores por doenças tropicais, inadaptações climáticas e outros fatores.
Devido o processo de migração dapopulação da zona rural para as cidades, houve um desequilíbrio populacional que resultou na escassez de mão-de-obra no setor primário (que compreende desde a agricultura, a pecuária a outras atividades quefornecem matéria-prima a outros setores de produção), e a superlotação de mão-de-obra no setor terciário (indústrias, transportes, serviços e outros), considerando que a disponibilidade de pessoas paratrabalhar no setor terciário quase sempre não atendem as necessidades do mercado de trabalho, considerando que as pessoas que saem da zona rural para as cidades na maioria das vezes não possui nenhumaespecialização para realizar tais atividades que o mercado de trabalho disponibiliza. Outra consequência da superlotação do urbano é o crescimento desordenado das cidades, que expandem sua área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • A cruz vermelha
  • Cruz Vermelha
  • Cruz Vermelha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!