Critica tempos modernos e ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Crítica: Tempos Modernos
O filme se passa na época da revolução industrial, onde os trabalhadores eram vistos como ''objetos'', pois a única coisa que realmente importava era o lucro. O filme“Tempos Modernos” retrata exatamente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo, as empresas buscavam uma forma de seus empregadosalmoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, como retratado no filme, sempre visando o lucro acima de tudo. Os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos diasde hoje e não tinham os seus direitos garantidos por lei.
O filme mostra cenas das péssimas condições de trabalho, o desempenhar repetitivo de apertar parafusos, como na cena em que Chaplin apertaininterruptamente as porcas que estão acopladas à esteira rolante, percebemos nesta cena o trabalho, repetido, dividido, em série e contínuo decorrente da maior especialização da linha de produção.Todas essas atividades traziam lesões e estresse aos trabalhadores, de forma que a produtividade da empresa fosse menor. Portanto, o lado humano do trabalhador da época era deixado de lado, sendo útilapenas realizar atividades repetitivas e não pensar, refletir, analisar as situações e isso é demonstrado claramente na cena em que o companheiro de trabalho de Chaplin fica preso entre os rolos eparafusos e Chaplin está tentando o ajudar, até o momento em que soa o sinal e ele para o que está fazendo e vai almoçar.
Crítica: Ford: O Homem e a Máquina
O ponto principal do filme é a criação daslinhas de montagens por Henry Ford, diminuindo o tempo para montagem dos carros e possibilitando a diminuição dos custos no processo de fabricação. Ford também percebeu que com a linha de montagem seusfuncionários estavam chegando a níveis de estresse muito altos, então teve mais uma grande idéia, diminuiu a carga horária dos seus funcionários e dobrou os seus salários, com os preços dos carros...
tracking img