Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um cultura de lazer

O lazer é o tempo ganho sobre o trabalho, mas esse tempo se diferencia dos antigos tempos de festas ao longo do ano, que era simultaneamente o tempo das comunhões coletivas,dos ritos sagrados e das cerimônias, esse tempo foi corroído pela organização moderna , a nova repartição das zonas de tempo : fim de semana e férias, não fez com que esse tempo fosse recuperadopara o convívio familiar tradicional.
Nos nossos momentos de lazer, efetuamos trabalho que despertam nosso interesse e podemos nos responsabilizar, como os hobbies e desenvolvimento de talentospessoais
Sobretudo os lazeres abrem horizontes do consumo, bem estar e de uma nova vida privada.A fabricação em série, e a facilidade de crédito abre as portas para os bens industriais e nos tornamaptos a participar da civilização do bem estar.
As massas tem acesso, no quadro de um lazer determinado, pelos desenvolvimentos técnicos, aos níveis de individualidade já atingidos pelas classes médias.É essencialmente esse lazer que diz respeito a cultura de massa; ela ignora problemas do trabalho, ela se interessa mais no bem estar do lar do que pela coesão familiar , ela se mantém à parte dosproblemas políticos ou religiosos.Matamos o tempo, fugimos da angustia ou da solidão, estamos em outro lugar.
Jogos e espetáculos mobilizam uma parte do lazer moderno. Nada disso é absolutamentenovo, pois os espetáculos, assim como os jogos (de azar ou de competição) sempre estiveram presentes nos lazeres antigos. A novidade se deve a extensão televisionada.
As telecomunicações empobrecem ascomunicações concretas do homem com seu meio. É revelador o exemplo banal da televisão, que empobrece as comunicações familiares no decorrer das refeições.
Também é espectador o leitores do jornal erevista. As novas técnicas criam um tipo de espectador puro, isto é, reduzido ao estado passivo de voyeur.
O turismo se torna uma grande viagem espetáculo. O turista foge da vida real, quotidiana,...
tracking img