As artes plasticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
NOME DO ALUNO: Isabela Arantes Costa DATA: 29/08/2012
-------------------------------------------------
MATRICULA: 1117004 TURMA: Hotelaria – 4º período
-------------------------------------------------
NOME DO TRABALHO: Resenha crítica “Tempos Modernos” e “Ford- o homeme a máquina”

Tempos modernos

O filme “Tempos Modernos” faz uma crítica ao modo de produção capitalista e a reprodução burguesa. O filme caracteriza um período histórico marcado pelo desemprego em massa e queda do PIB em decorrência do declínio da produção industrial e dospreços.
Charles Chaplin relata de forma sutil e em sátira a vida do trabalhador que é escravo dos mecanismos do capitalismo desempenhando um exercício repetitivo e estressante devido a quantidade de horas trabalhadas sem parar. Na primeira cena é mostrada uma linha de montagem onde os operários não precisam usar o raciocínio para operar, o objetivo era aumentar a produtividade das organizações deforma rápida e eficaz sem a preocupação com os limites físicos e psicológicos dos trabalhadores. Um exemplo dessa escravidão que o filme retrata é quando é inventada uma maquina que alimenta os trabalhadores enquanto eles operam diminuindo assim o tempo livre que eles tinham para almoço e aumentando a produção consequentemente. Devido a esse abuso o protagonista acaba adquirindo uma doença que oafasta do trabalho.
Como critica a esse modo de produção fordista, o filme retrata a dificuldade do protagonista de conseguir outro trabalho depois de ter sido afastado do seu já que ele realizava um trabalho robótico de apertar parafusos e não possuía outras qualificações para realizar outros tipos de trabalho.
Mas o trabalho de apertar parafusos resultava em um produto final que os trabalhadoresnão sabiam qual, pois trabalhavam de forma alienada sabendo somente qual era a sua função na fabrica.
Esse modelo trabalhista é caracterizado ainda nos dias de hoje com o Fordismo. Ao trabalhador não é permitido saber o resultado final trabalhando de maneira não adestrada sem utilizar a inteligência.
É um filme que critica a administração cientifica do ponto de vista humanista.

Ford – OHomem e a máquina

O filme relata a revolucionária história de Henry Ford, um dos grandes empreendedores estadunidenses, fundador de uma das maiores empresas automobilísticas do mundo, a Ford Motor Company. Henry se tornou um dos símbolos da moderna era industrial, por ser o primeiro empresário a aplicar em sua fábrica a montagem em série, de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo, e aum preço menor.
As cenas passam por diversas situações da vida de Ford, desde sua juventude pobre no início do século XX até o final de sua vida, como um dos homens mais ricos dos Estados unidos. 
Apesar de pobre, seu fascínio por carros teve inicio na infância e desde cedo ele dedicou-se a estudar e criar máquinas. As cenas densas e dramáticas que envolvem a vida pessoal e profissional de Forddemonstram a personalidade forte de um dos homens que marcaram a historia do século XX. Um homem inovador, que deu acesso às pessoas mais humildes de comprar um automóvel, produto que na época era símbolo de status e fortuna, uma exclusividade dos ricos.
De acordo com o filme, Ford era uma pessoa extremamente dominadora e contraditória, ao mesmo tempo em que pagava aos seus funcionários osmaiores salários da época, lutava contra a sindicalização dos mesmos. Era um pacifista, mas montou a maior fábrica de armamentos do mundo durante a guerra, ao mesmo tempo em que financiou a construção de um moderno Hospital, como também a publicação de um jornal especializado em artigos anti-semitas. Apesar de grande empreendedor e de ideias progressistas, Ford provocou uma grande crise financeira em...
tracking img