Cristologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cristologia e Soteriologia

Panorama Geral:
Procura-se neste documento expor o leitor a um resumo de pesquisas referente ao estudo das passagens bíblicas fundamentais na temática de cristologia e soteriologia, bem como um tratamento teológico sistemático dos conceitos pertinentes. O aluno utilizará três livros textos e a apostila, bem como leituras à parte em regime de pesquisa individual. Naapostila, estes livros textos serão assinalados por BAILLIE, BARTH, ÉRICKSON, GEORGE, e GRUDEM, respectivamente. Os livros textos serão os seguintes:
BAILLIE, Donald M. Deus Estava em Cristo. Traduzido por Jaci Correia Maraschin. São Paulo: ASTE, 1964. (Original em inglês, 1955). (páginas 179-239). BARTH, Gerhard. “Ele Morreu por Nós”: A Compreensão da Morte de Jesus Cristo no Novo Testamento.Traduzido por Nélio Schneider. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1997. (Original em Alemão, 1992). (páginas 14-165). ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. traduzido por Lucy Yamakami. São Paulo: Vida Nova, 1997. (Original em inglês, 1992). (páginas 275-340, 369-433). GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. Traduzido por Gérson Dudus e Valéria Fontana. São Paulo: Edições Vida Nova,1994. (Original em inglês, 1988). (páginas 215-222, 264-271, 286-287, 307-311). GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. Traduzido por Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A. T. Sayão, e Eduardo Perreira e Ferreira. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999. (Original em inglês, 1994). (páginas 435-529).

O aluno apresentará uma avaliação crítica para cada um dos textos indicados supra, seguindo asinstruções do formulário a ser entregue pelo professor. Nesta avaliação, far-se-á um diálogo com cada autor em consideração dos posicionamentos oferecidos e a sua correlação com a apresentação dos próprios texto bíblicos.

Pressupostos Teológicos:
Segue uma lista parcial dos pressupostos interpretativos do autor desta obra. É essencial em todo esforço interpretativo bíblico estabelecer o ponto departida do intérprete. Estes pressupostos informarão o processo deste estudo e os seus resultados finais: ♦ O autor pressupõe que o enfoque bíblico é por natureza teológico e deve ser lido dentro deste enfoque. ♦ O texto bíblico é a fonte de autoridade para fé e prática (princípio essencial dos batistas). ♦ Um texto deve ser lido dentro do seu próprio contexto, procurando sua mensagem contextual.1

1Veja KAISER, TaET., 133, 140, 187, 199.

Doc: Cristologia e Soteriologia.doc

Impresso: 2002-08-14

página 1 de 20

STBRS – Cristologia e Soteriologia

Pr. Chrístopher B. Harbin

♦ Somente depois de tratar o que um dado texto diz por si mesmo, deveria-se comparar sua mensagem com a de outro texto. ♦ Um texto difícil não deve receber o peso teológico dado a um texto claro. ♦ Ainterpretação exata de todo texto bíblico não ficará clara, mesmo com muito estudo detalhado. ♦ O uso de comentários, dicionários, e outros livros é de ajuda no estudo de uma passagem, porém deve sempre tomar lugar secundário ao estudo do texto bíblico por si mesmo.2 ♦ O tipo literário de uma passagem implica na sua interpretação apropriada. ♦ Quando se encontra com um texto que aparentemente não apóiaum conceito teológico, o texto está sendo mal-interpretado, ou o conceito teológico deve ser reformulado até que esteja conforme com a mensagem bíblica. ♦ A teologia é um estudo sempre em andamento, pois o homem é finito e não chega a um ponto de compreender plenamente o infinito. ♦ Não se deve separar teologia do conceito de revelação, pois é somente pela auto-revelação de Deus que se podeconhecer a Deus. ♦ É importante lembrar que as traduções atuais da Bíblia estão, em geral, baseados em tradições de traduções primitivas de homens bem intencionados, mas que estavam apenas começando a estudar a Bíblia e portanto deve-se sempre que possível recorrer às línguas originais. ♦ Não se deve forçar um conceito neotestamentário sobre um texto qualquer que não apresenta o mesmo ensino. ♦ O...
tracking img