Crise economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESDOBRAMENTOS TEÓRICOS MAIS RECENTES

A crise financeira mundial trouxe de volta ao debate econômico a vigor das idéias keynesianas, colocando em dúvida a questão do neoliberalismo de Friedman, embutido as idéias do liberalismo de Smith, e do mercado como melhor alocador de bens e serviços na economia.
Ao longo do século XX, os liberais “ortodoxos” tentaram desmoralizar Keynes,mas a Crise da Liquidez mostrou que eles estavam errados.
Segundo Bertolino, os fatos e os personagens ocorrem duas vezes na história: a primeira como tragédia e a segunda como farsa, lembrava Karl Marx, num processo ”em que a tradição das gerações mortas volta para assombrar a memória dos vivos”.
Um clássico exemplo disso é a volta triunfal da ideologia liberal, com nova roupageme registrada com o nome de neoliberalismo, no final dos anos 70 do século XX, nos países desenvolvidos, e nos anos 80 e 90 nos países subdesenvolvidos, denominados hoje de emergentes. A morta-viva perdeu, no dia 16 de novembro de 2006, um de seus papas: o economista norte-americano Milton Friedman, que morreu aos 94 anos. Friedman, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1976, liderou a correnteliberal, que se opôs ao pensamento de John Maynard Keynes. Proclamado herdeiro do pensamento de Adam Smith, o economista é equiparado, por seus admiradores, a personalidades como Marx, Keynes, Schumpeter e outros tantos.
Há controvérsia quanto a isso. (o economista que tem mais influência, de longe, nesses últimos séculos, certamente é Karl Marx.) Se considerarmos os economistas queviveram nos séculos XX e XXI, certamente Keynes é o mais importante.
Com relação à Friedman, há quem afirma que daqui a 50 anos ninguém vai ler uma linha do que ele escreveu. Isso, aliás, é verdade para a grande maioria dos economistas. Friedman é basicamente alguém que argumentou que os economistas anteriores a Keynes tinham elementos de verdade em suas teorias modeladas. O que é ruim para aanálise do contexto inserido.
Na verdade, a teoria de Friedman, além de fútil, é perversa. O problema é que o seu pensamento influenciou fortemente líderes políticos, como o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e sua contemporânea, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Que mais tarde influenciaram o mundo com o pensamento neoliberal, embutido no Consenso de Washington,que apregoava a abertura comercial e financeira entre os países, que já comercializam em Blocos, o controle da inflação e da dívida pública, com a criação de uma moeda, almejando no futuro a dolarização dessas moedas.
As suas idéias também serviram de inspiração para aplicação de ondas anti-socialistas no mundo. Vaclav Klaus, que mais tarde se tornaria o primeiro-ministro da RepúblicaTcheca, foi um dos que seguiram as lições de Friedman na construção de um novo modelo econômico para as ex-repúblicas socialistas. Já para os seguidores de Friedman, o desenrolar dos acontecimentos no mundo acabou revelando que os revolucionários que deram certo não foram Marx, Engels, Lênin e Mao Tse Tung. Foram Friedman, Reagan e Thatcher. Teria triunfado, sobre os escombros do muro de Berlin, a tesede que a economia de “livre mercado” ganhara o mundo.
As idéias de Friedman em ação era uma demonstração de que o capitalismo havia superado em definitivo todas as demais experiências de organização social.
Este capitalismo de panelinhas, somado aos setores financeiros especulativos, era a fórmula definitiva da evolução política de um país. A baronesa Thatcher foi a primeira aalterar o consenso keynesiano segundo o qual o centro da economia deveria ser ocupado pelo Estado. Ela enfrentou essa batalha com ferocidade. ”Nunca senti qualquer simpatia pelo socialismo”, disse Thatcher. ”Já estava ficando óbvio para as pessoas que o caminho socialista era sinônimo de declínio. Dá para imaginar isso? As pessoas aceitando o declínio?”. Se há declínio, há expansão para alguns......
tracking img