Crise de 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO


NOME: JOAMIR APARECIDO GOMES – TGF 10112-N

Pesquisa o que é Inflação?
É um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. Em resumo, a inflação pode ser de oferta, quando há escassez de produto ou de demanda quando a procura é maior do que a quantidadeofertada.

Porque ocorre a Inflação?
A primeira delas é quando há mais dinheiro no mercado do que produtos. A velha Lei da Oferta e da Procura. Pois quando há mais dinheiro que produção as pessoas se dispõem a pagar mais pela mercadoria fazendo com que o seu valor se eleve e o dinheiro desvalorize.
Inflação de Demanda
É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. Aschances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
Inflação de Custos
É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre umaretração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado quealgumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
Índices de Inflação
A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

O que foi a Crise de1929?
Foi à primeira crise pura do capitalismo ou crise de superprodução. As altas taxas de juro dos EUA aliadas a uma política deflacionista, medidas praticadas com o propósito de escoar os excedentes do seu comércio próspero desenvolvido no pós-guerra, e dinamizado depois da crise de 1921 e evitar a fuga de capitais atraem às Bolsas Americanas investimentos de todo o Mundo, resultando um surtode especulação financeira que atinge proporções desmedidas. O custo das ações ultrapassa muito o seu valor real, levando à criação de sociedades fictícias. Simultaneamente, a progressiva automatização permite taxas de produtividade mais elevadas, e promovem-se campanhas de venda a créditos extraordinários, para escoamentos dos produtos. A publicidade consegue incitar o consumo em massa, mas aoferta continua muito superior à procura, o que leva à saturação do mercado.
Nestas condições, fale a primeira empresa Inglesa, e a retirada imediata de parte dos capitais britânicos da Bolsa de Nova York marcou a 24/10/1929, a quinta-feira mais negra da história do capitalismo. Um avultado número de ações sem compradores é posto à venda, com a consequente baixa vertiginosa do seu preço. O sindicatodos banqueiros e o sistema federal intervêm, mas a deflação dos preços torna-se irreversível. A esta crise financeira alia-se assim uma económica: matérias primas, produtos alimentares e tropicais (café, borracha, algodão) são os primeiros produtos a senti-la, mas todos os setores, em cadeia, acabam por ser afetados. Esta quebra faz não só diminuir os rendimentos, como, consequentemente, diminuio poder de compra e aumenta o desemprego (os stocks acumulam, e a produção é restringida). Também o comércio internacional entra em recessão, atingindo sobre tudo a venda de produtos industriais.
A falência de numerosas empresas e a falta de investimentos explicam a duração da crise. O sector mais afetado foi, sem dúvida, a banca : o "crash" de Nova York provoca também a retirada de capitais...
tracking img