Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Física aplicada a computação

A necessidade da comunicação na sociedade vem desde a era das cavernas, quando o homem usava as pinturas e as simples formas geométricas como uma maneira de expressão.



Mais nos últimos tempos a comunicação tem passado por mudanças grandiosas. Em menos de 100 anos toda a mídia, que antes se limitava à escrita e, no máximo, a auditiva, adotou novas formasde transmitir informações.





A forma mais utilizada na atualidade de transmissão de informações é por meio de pulsos elétricos, que são transmitidos de forma analógica ou digital. Tendo esses pulsos uma codificação especial de forma BINARIA, com pulsos altos e baixos.



Para que exista uma sincronização ou padrão de comunicação, fora criado um meio de troca de dados de formaglobal, livre e acessível a todos, chamado : INTERNET.
A internet permite uma troca rápida, fácil e ágil de dados entre pessoas pelo o mundo todo, assim é possível obter uma comunicação em tempo real a em longa distancia.





Mais tudo que é bom tem seu lado ruim, junto a internet veio seus riscos. Uma forma de ligar todos os computadores do mundo é como uma dádiva a pessoas mauintencionadas.





Devido a grande ameaça digital fora criados inúmeras técnicas de proteção de dados e diversos SISTEMAS que possuem essa funcionalidade. A técnica mais conhecida de proteção de dados é a CRIPTOGRAFIA e dentro dos sistemas operacionais existem vários sistemas de segurança como o FIREWALL e os ANTIVÍRUS.

O termo criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e"gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente.

O objetivo da criptografia é prover uma comunicação segura, garantindo aos serviços a confidencialidade, autenticidade, integridade e a não-repudiação. A criptografia pode oferecer segurança na informática somente onde e quando a confiança no significado da informação veiculada pelos dados protegidos já tenha sido obtida ou fornecidapor outros meios.

Trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la.



Esses conceitos técnicos nada mais são que algoritmos, em sua maioria bastante complexos que faz cálculos estratégicos para a SUBSTITUIÇÃO de alguns caracteres por outros. •Criptografia •Criptografia

Simétrica Assimétrica

Exemplo de um algoritmo criptográfico

· Implementação (em C) da cifra de Vigenère com XOR k(m): f(e,m) = k XOR m ; k(c): f(e-1,c) = k XOR c /* uso:cripto chave arquivo_entrada arquivo_saida */ void main (int argc, char *argv[]) { FILE *entrada, *saida; char *key; int c; /*programa*/ if ((key = argv[1]) && *key!=’\0’) { if ((entrada =fopen(argv[2],”rb”))!=NULL) { if ((saida = fopen(argv[3],”wb”))!=NULL) { while((c = getc(entrada))!=EOF) { if (!*key) key = argv[1]; c ^= *(key++); /*XOR*/ putc(c,saida); } fclose(saida); } fclose(entrada); } } }

Um microlaser de pontos quânticos emite luz que é deliberadamente enviada de volta para o laser por meio de um espelho. Isso distorce a operação do laser de tal modo que sua emissão setorna caótica.[Imagem: Ferdinand Albert]



É um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. e filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP (Protocolo em que a internet se baseia).
Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambosnormalmente é chamado de "appliance".





Antivírus é um sistema que faz a verificação de todos os arquivos que existem, os que entram e os que saem em determinado computador, afin de que possam localizar e remover determinados programas que tem como objetivo causar algum mau dentro do mesmo. Existindo hoje um numero incontável de vírus o antivírus é algo necessário em qualquer...
tracking img