Tratamento de fotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
________________

Jaraguá do Sul

Curso de fotografia e tratamento de fotos

Orientador: Fabiano Souza (Chan)

Avenida do Imigrantes, 310 - Vila Rau -Jaraguá do Sul/ SC - Cep 89254-430 - Fone: (47) 3275-8400 e 3275-8403

Princípios éticos em suas relações de trabalho

Existem questões éticas envolvidas na fotografia, principalmente em fotos tiradas na rua e ou locais públicos. Sãoquestões como “foto roubada”, “instantâneo” ou “preservação da identidade ou condição” do fotografado. Como todos sabem a ética é uma das fontes do direito. Pode-se dizer que QUASE TUDO que é ilegal é anti-ético, mas a recíproca não é verdadeira, pois nem tudo que é anti-ético é ilegal, a atividade de fotografar em via pública é uma delas e ai que entra uma questão de bom senso. Em praticamente todoo mundo, o que está ao alcance dos olhos na rua, é passível de ser registrado. Porque não há “privacidade” a ser defendida na rua. Prova disso é a atividade do paparazzo e do detetive particular, que ainda que tenham uma ética questionável, desde que realizadas em ambientes públicos não constituem crime, nem geram direitos indenizatórios.

Direito de uso de imagem: Você sabe o que é isso?

Omundo das celebridades é conhecido pela quantidade de flashes disparados por todos os lados. Mas é a partir deste meio que surge uma dúvida comum: o que realmente é o Direito de Uso da Imagem? Qualquer um pode fotografar pessoas na rua? Quais os mecanismos jurídicos que devem ser utilizados para proteger sua própria imagem? O que é Direito de uso de imagem? Segundo o Dicionário Aurélio, emlinguagem comum, a palavra imagem significa: “reprodução gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa, animal ou de objeto”. Na linguagem jurídica, o direito à imagem é um dos direitos que se adquire ao nascer. Faz parte dos direitos que buscam a defesa dos valores que nascem com homem. Previsão legal A Constituição Federal, de 1988, no art. 5, explica que a pessoa não pode privar-se da sua própria imagem,porque se trata de um direito próprio da pessoa. Entretanto, ela poderá dispor de sua imagem gratuitamente ou em proveito econômico. Já, a utilização de imagem alheia necessita de autorização do interessado. Caso ela seja usada sem o seu consentimento, ou ultrapasse os limites do que foi autorizado, resultará em uma violação ao direito à imagem. Para se fazer alterações na imagem é necessária,também, a autorização do titular.

Avenida do Imigrantes, 310 - Vila Rau -Jaraguá do Sul/ SC - Cep 89254-430 - Fone: (47) 3275-8400 e 3275-8403

Uso da imagem

No caso de uma fotografia tirada estritamente para fins informativos (para publicação em jornal ou similar) e no caso dessa imagem não agredir a moral da pessoa fotografada, a imagem poderá ser publicada mesmo sem autorização dapersonagem. Se a pessoa se sentir ofendida com a imagem publicada, ela poderá recorrer na justiça, mas dificilmente ganhará a causa, pois a foto foi tirada para fins informativos e, como previsto na lei, o direito coletivo predomina sobre o direito individual. Por exemplo: se alguém tirar uma foto sua na praia, a título de mostrar quantas pessoas existem naquela praia, naquele momento, não existe crimede utilização indevida de imagem. A pessoa fotografada não pode recorrer na justiça, pois a praia é um lugar público e aquela imagem foi usada para informar. Mas se a foto for usada com intuito de má-fé (prejudicar de alguma maneira o dono da imagem), o personagem poderá questionar o meio que a publicou. É importante ter em mente que o que determinará problema de uso indevido de imagem é o fimpara o qual foi utilizada. Por exemplo, no caso de alguém tirar uma foto do Ronaldinho, jogador de futebol, beijando uma mulher casada em um restaurante e publicá-la numa revista a título de informação pois as pessoas querem saber da vida da personalidade - não haverá abuso de direito de imagem. Mesmo que a senhora casada alegue que isso foi uma ofensa moral, a intenção da foto foi de informar e...
tracking img