Criptococose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JESUS, Ana Paula Cabral de; ALMEIDA, Beatriz Santos de; SOUSA, Daiana Pereira Lima de; MARTINS, Escarleth Cristina Alves; SIMIÃO, Larissa Queiroz. Criptococose. 2013. 11. Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Veterinária – Colégio Tableau. Taubaté-SP. 2013

RESUMO
A Criptococose é uma levedura que aborda o homem e vários animais. Atualmente a etiologia desta micose é atribuída a trêsespécies: Cryptococcus neoformans, C. grubii (isolado no solo rico em dejetos de pombos) e C. gattii (isolado nos eucaliptos). A via mais frequente de contaminação é a inalatotória, com isso podendo desenvolver a sintomatologia respiratória, ou ocorrer disseminação hematógena com possível comprometimento do Sistema Nervoso Central.

Palavras-chave: Criptococose.

Figura 1: Cryptococcus neoformansFONTE: INFO ESCOLA

1. INTRODUÇÃO

A criptococose é uma micose sistêmica de distribuição mundial decorrente da infecção por leveduras saprófitas do gênero Cryptococcus. Dentre as diferentes espécies desse gênero, o Cryptococcus neoformans é isolado na maioria dos casos clínicos em humanos e animais.
O fungo pode ser encontrado em alimentos (frutas e vegetais), na mucosa oronasal, pele deanimais e pessoas saudáveis e principalmente em solos ricos em excretas de aves. O agente pode permanecer viável no ambiente por até dois anos.
A via mais frequente de contaminação do agente é o trato respiratório, mas há relatos de que o Cryptococcus neoformans também pode penetrar pela pele. A transmissão da doença se dá principalmente pela inalação do fungo. Este fungo é saprófita e estápresente em solos, folhas, arvores e principalmente excrementos de pombos. Quando secas, as fezes das aves se tornam em pó, que pode ser inalado acidentalmente.
Atualmente a criptococose é uma enfermidade comumente observada na rotina da clinica medica veterinária, a doença pode se manifestar de forma subaguda ou crônica. Nos casos onde a evolução leva a uma cronicidade pode ser considerada umadoença grave.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Etiologia
O agente causador da criptococose é um fungo da classe Bastomycetes, família Cryptococcaceae, gênero Cryptococcus, espécie Cryptococcus neoformans. A espécie está subdividida em três variedades e cincos sorotipos: C. neoformans var. grubii (sorotipo A), C. neoformans var. neoformans (sorotipos D e AD) e C. neoformans var. gattii (sorotipos Be C). Essas variedades diferem quanto à apresentação clínica, habitat e características epidemiológicas. (STRADIOTO, 2010)
A levedura de comportamento oportunista da criptococose possui forma arredondada, mede de 3,5 a 7 micrômetro de diâmetro, apresenta capsula variando de 1 a 30 micrometro de espessura e produz gema unida ao corpo celular. (PEREIRA, 2008)
As variedades neoformans e grubiisão encontradas no solo, em frutas, mucosa oronasal e na pele de animais e pessoas sadias. (STRADIOTO, 2010) As aves, particularmente os pombos, são os principais reservatórios do agente no ambiente urbano, mas os fungos também são encontrados em outras aves no Brasil, como o canário belga (Serinus canaries), canário da terra (Sicalis flaveola), galo da campina (Paroaria dominicana) e periquito(Melopsittacus undulates). O C. neoformans var. gattii, por sua vez, pode ser encontrado em pedaços de madeira e em arvores típicas das regiões Norte e Nordeste. (BOMBASSARO, 2008)

2.2 Patologia/Transmissão
A doença não exibe fonte de infecção característica, pois o fungo se mantém na natureza pelo meio da sua multiplicação no próprio ambiente, e não em um hospedeiro animal vertebrado. (PETRAGLIA,2008)
A principal porta de entrada das leveduras do Cryptococcus neoformans é o trato respiratório, mas há também a inoculação cutânea direta. A partir de sua entrada, o fungo pode dissipar-se para vários órgãos, acometendo todo o organismo (STRADIOTO, 2010)

2.3 Sinais Clínicos

Os sinais clínicos podem ser divididos em quatro síndromes principais, podendo ser encontradas associações...
tracking img