Bordadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EEDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS V – DIVINÓPOLIS
ENGENHARIA MECATRÔNICA








BORDADEIRA CNC







Grupo 5:
Guilherme Márcio
Luis S. Antônio
Matheus Sakamoto
Rafael Morais Cunha
Yen Chuan Chen




Divinópolis, Novembro de 2011
Resumo

O assunto a ser abordado neste relatório relaciona-se com os procedimentos realizados durante oprocesso de idealização, estruturação e montagem do projeto da Bordadeira CNC, os resultados esperados e os obtidos. A metodologia utilizada por nós foi a de dividir o grupo em subgrupos para os três eixos do projeto: mecânica, eletrônica e programação. Após o término do prazo, chegamos à conclusão de que apesar dos estudos e esforços não obtivemos êxito no funcionamento da Bordadeira. Pudemosacumular experiência quanto ao trabalho em equipe, ao desenvolvimento de um projeto e à busca de informações e conhecimento.

Introdução

Este relatório tem por objetivo apresentar os procedimentos, as observações e constatações obtidas durante o processo de desenvolvimento do projeto da Bordadeira CNC para a matéria de Introdução à Prática Experimental, lecionada pelo professor Renato Dâmaso.A Bordadeira CNC foi um projeto idealizado e sugerido primeiramente a um grupo de alunos da turma de 2010 de Engenharia Mecatrônica do CEFET – MG Divinópolis, pois então o projeto já havia sido desenvolvido e confeccionado anteriormente. Nosso objetivo nesta nova etapa do projeto era restaurar a Bordadeira aplicando melhorias necessárias e possíveis às partes mecânicas, eletrônicas e deprogramação.


Desenvolvimento

• Mecânica

A parte mecânica era a parte do projeto menos deteriorada e com possibilidades de restauração e reutilização. A primeira medida tomada pelos componentes deste subgrupo foi o de fazer uma limpeza rigorosa e cuidadosa, tendo que no final realizar a devida lubrificação. A Bordadeira era composta por uma mesa posicionadora X-Y, em que em cada eixohavia um motor de passo com potência de 12V acoplado, uma estrutura de madeira em que ficava posicionado o bastidor, a máquina de costura, duas placas de circuitos eletrônicos, um computador e duas mesas para apoiar todo o resto.
Assim sendo, nosso objetivo maior era reduzir o espaço ocupado pela Bordadeira. Para isto, pensou-se em utilizar a mesma mesa para posicionar a máquina de costura naparte superior, a mesa X-Y no meio e um suporte na parte inferior para sustentar as placas de eletrônica.
O primeiro procedimento, após a limpeza e restauração foi o de arranjar um outro material que substituísse a estrutura de madeira em que se acoplava o bastidor, pois além de emperrar com facilidade, nos pareceu um componente de um peso desnecessário para os motores agüentarem, e poucomaleável. Precisávamos de um material mais resistente, porém de menor peso e maior maleabilidade. A solução viável financeiramente e de obtenção foi o PVC, outra possibilidade era o alumínio aeronáutico, porém este é de difícil obtenção e é muito caro.
E para fazer uma mesa única, teve-se a idéia de reutilizar a antiga mesa da própria Bordadeira e fazer uma extensão para cima com barrasmetálicas. Esta ideia foi implementada com a ajuda dos técnicos do Lab. de Mecânica.

• Eletrônica

Inicialmente, o nosso trabalho foi o de entender os procedimentos, componentes e a lógica utilizados pelo grupo anterior. Porém esta tarefa foi de grande dificuldade, pois apenas com o relatório técnico e com o que havia sobrado das placas o entendimento estava muito abstrato e complexo.Assim sendo, começamos a procurar em outras fontes, como a internet, como realizar os procedimentos por eles adotados utilizando de lógica eletrônica e de componentes. Encontramos muito subsídio no site do RogerCom. Vale pontuar que nosso objetivo maior era o de fazer novos circuitos aplicando melhorias e para isto precisávamos entender o que já havia de pronto, como isto funcionava e o que...
tracking img